Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Afectos: Exposição Anual do Projeto Artes Visuais & Inclusão

Afectos: Exposição Anual do Projeto Artes Visuais & Inclusão

publicado: 26/11/2019 11h19, última modificação: 26/11/2019 11h19

Exposição Afectos 2019

O Projeto de pesquisa/extensão “Artes Visuais & Inclusão” é desenvolvido na UFPB desde 2014, pela equipe do Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIS) e pelo Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (AMI), vinculados ao Departamento de Artes Visuais, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), compreende o desenvolvimento de ateliês criativos de artes visuais por meio de 5 Grupos de Trabalhos: GT Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha; GT Instituição de Longa Permanência para Idosos Vila Vicentina Júlia Freire; GT Associação Ame Down Paraíba, GT Déficit Motor e GT Maquetes Táteis, atendendo jovens e adultos com deficiências/síndromes e idosos.

Essas ações são desenvolvidas a partir da realização de ateliês criativos em artes visuais, utilizando técnicas variadas. Os ateliês criativos objetivam fomentar o potencial criativo e o empoderamento dos participantes, a partir da perspectiva da economia criativa. Em 2019, o projeto teve o apoio do Programa de Apoio à Licenciatura (PROLICEN) e do Programa de Extensão (PROBEX) da UFPB, com a colaboração de bolsistas e voluntários.

Além do foco no processo criativo, as ações desenvolvidas nos ateliês criativos, demonstram o amadurecimento da produção estética dos participantes. A produção visual do ano de 2019 gerou a quarta exposição intitulada AFECTOS, apresentada ao público na Galeria Lavandeira, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), a primeira versão da exposição foi apresentada na Pinacoteca da UFPB, em 2016.

O método aplicado nos ateliês criativos consiste na produção visual expressiva, no estudo das imagens produzidas pelos participantes e na observação do comportamento coletivo durante as atividades. As séries de imagens produzidas permitem compreender o universo interior dos participantes, relacionando-as ao seu imaginário coletivo, apresentando qualidade estética e densidade de conteúdos intrínsecos. A participação de pesquisadores e estudantes, vinculados à área de estudos das imagens, possibilita estabelecermos relações teóricas e práticas a partir da significação dos trabalhos desenvolvidos.

Disponibilizar ao público acesso aos trabalhos produzidos pelos participantes do projeto na Exposição AFECTOS é estabelecer diálogos com a comunidade, permitindo que mais pessoas possam valorizar a acessibilidade cultural e a inclusão por meio das Artes Visuais.

A curadoria e expografia da exposição compreendeu uma produção coletiva, feita em parceria entre o coordenador do projeto, os bolsistas do LAVAIS e os membros do Grupo de Pesquisa AMI.

Texto escrito por Robson Xavier, Coordenador do Projeto – NOV 2019.