Parcerias com Empresas e Órgãos Públicos
O CVT-SAN tem a responsabilidade de ser um polo para o desenvolvimento regional destinado a atividades de prestação de serviços para o controle da qualidade de alimentos e águas, pesquisa aplicada, inovação, extensão tecnológica e formação e qualificação profissional, voltadas para o atendimento de demandas do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba e região Nordeste.
Atua com cerca de 60% do tempo com atividades (inovações, pesquisa aplicada, extensão tecnológica e prestação de serviço) voltadas para empresas de pequeno, médio e grande porte e associações; sendo 20% das atividades (extensão social e capacitação em SAN) com órgãos públicos e 20% com pesquisas de ciência básica:
1) INSTITUTO ANNAASLAN / ALIBRA / Prefeitura Juripiranga: Estudo clínico com crianças escolares do efeito de composto lácteo enriquecido em micronutrientes encapsulados na redução de anemia e hipovitaminose A; desenvolvimento de produtos regionais enriquecidos em micronutrientes encapsulados, com transferência mútua de tecnologia;
2) POLPA IDEAL: 1) otimização de formulação de polpa de fruta de acerola congelada com transferência tecnologia a fim de obter-se um produto com mínima variação (degradação) de cor ao longo da vida de prateleira. 2) Elaboração de ferramentas para otimização de processos de congelamento de polpa de frutas.
3) DOCE MEL: otimização de processo pós-colheita de mamões, com enfoque na manipulação e condições de pré-resfriamento; identificação de fungo causador de doenças no fruto e desenvolvimento de tecnologia com biofilme e antifúngico para aumento de vida de prateleira visando exportação.
4) GLEICE: controle de qualidade e otimização do processo de produção da goma de tapioca quanto à umidade para garantia da segurança alimentar, da qualidade de produção e da textura do produto final (tapioca).
5) UNICAMP / Food Concept & Design: desenvolvimento de ferramenta de predição de comportamento físico-químico de polpas de frutas para otimização de processos de empresas de pequeno e médio porte, como os de congelamento e secagem.
6) EMBRAPA – RJ: Pesquisa em colaboração para o desenvolvimento de óleos nutricionais.
7) LA BELLE CHÈVRE: Prestação de Serviço de análises físico-químicas e microbiológicas; elaboração de procedimentos industriais; acompanhamento da linha de produção de iogurte sem lactose; consultoria técnica para implementação de procedimentos padrões de higiene operacionais e identificação de pontos críticos na planta de processamento.
8) Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/PB): capacitação em RDC 49 (aspectos de vigilância Sanitária) de produtores familiares da Paraíba para adequação de seus estabelecimentos e processos a fim de comercializarem alimentos processados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
9) Bioencapsulation Research Group: Organização conjunta do II Latin American Symposium on Encapsulation, com a temática “Conectando indústria e academia” com palestras, apresentações de trabalhos e mesas redondas com enfoque em pesquisa aplicada e um curso de microencapsulação para alunos de pós-graduação de universidades brasileiras e sul-americanas.
10) Associação dos Caprinocultores de Gurjão: acompanhamento do processo de pasteurização da usina de beneficiamento para avaliação da qualidade microbiológica e identificação de soluções relacionadas à contaminação microbiológica do leite de cabra comercializado para os programas “Leite da Paraíba” e “Fome Zero” e fornecido a escolas municipais via Programa Nacional de Alimentação Escolar.
11) Associações de Caprinocultores de quatro cidades do semiárido: capacitação técnica de orientação dos produtores de leite de cabra para uso do kit de ordenha manual desenvolvido pela Embrapa Caprinos e Ovinos; atividades de visita técnica e coleta de amostras para avaliação das condições higiênico-sanitárias na produção do leite de cabra.
12) UFSC: exploração de compostos bioativos e avaliação do potencial antioxidante, visando à prospecção da cadeia de produção de polpa