Infraestrutura física
O CVTSAN é fisicamente alocado no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional da UFPB (CTDR), contando com o corpo técnico concursado para atuar em seus laboratórios das áreas de alimentos e análises.
EQUIPAMENTOS DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE
Grande parte dos equipamentos adquiridos foram a partir de recursos da extensão tecnológica. Os equipamentos de média e alta complexidade, para fins de pesquisa e já adquiridos com recursos do MCTI, estão alocados nos laboratórios do CVTSAN voltados para extensão tecnológica.
O CVTSAN conta com: HPLC, CG-MS, Espectrômetro de emissão óptica com plasma acoplado indutivamente - ICP OES, Fermentador multicorpos para análises in vitro, Spray dryer, Homogeneizador de ultra alta pressão, Reômetro, Sistema de Extração por Fluido Supercrítico – SFE, Dispersor ultrassônico, Homogeneizador tipo rotor estator contínuo, Balança de Bioimpedância tetra polar. Além destes equipamentos, dispõe de diversos equipamentos de processamento de alimentos, que compõe as plantas piloto de leites e vegetais para o desenvolvimento de produtos e transferência de tecnologia para extensão universitária, bem como equipamentos para análises físico-químicas, microbiológica e de biologia molecular, que dão suporte ao desenvolvimento de produtos.
ÁREAS DE ATUAÇÃO.
O CVTSAN na Paraíba tem atuação nas seguintes temáticas: vegetais, leites e derivados lácteos, nutrição, água/seca e políticas públicas de SAN. Recentemente foi incluída a área de aquicultura devido à forte vocação produtiva regional e demandas de serviços analíticos e consultoria para o manejo das culturas e desenvolvimento de produtos.