Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Outubro Rosa: Prevenção e promoção da saúde como ato de amor

Outubro Rosa: Prevenção e promoção da saúde como ato de amor

publicado: 21/10/2022 13h31, última modificação: 08/11/2022 16h24

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, tendo como símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, e mais recentemente, também do colo do útero, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pelas doenças.

Assim, o evento alusivo ao Outubro Rosa, realizado pelo Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS), Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE), Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS) e Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST/PROGEP), em parceria, tem o intuito de proporcionar à comunidade universitária, um dia de compartilhamento de informações, ações de prevenção e práticas integrativas, fortalecendo assim, as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama e câncer do colo de útero.

post 2

post 3

O Evento do Outubro Rosa "Prevenção e promoção da saúde como ato de amor" foi realizado em 26/10/2022, no período da manhã, no Auditório da Escola Técnica de Saúde, com várias apresentações discentes acerca do tema da campanha e a Mesa Redonda ressaltando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no câncer de mama.

out rosa 1

out rosa 2

WhatsApp Image 2022-11-08 at 15.28.31 (7).jpeg

out rosa 3

out rosa 5

out rosa 11

out rosa 10

No período da tarde, o evento continuou no CRAS Clínico, com o acolhimento pelo Grupo de Extensão Palhasus, ações de prevenção (exame citológico) e práticas integrativas (auriculoterapia).

out rosa 6

out rosa 7