Notícias
"Os Cuidados com as alergias não param com a Covid-19"
O dia 8 de julho, o Dia Mundial da Alergia é celebrado para aumentar a conscientização sobre alergias e informar.
As doenças alérgicas estão entre as seis doenças mais frequentes segundo a Organização Mundial de Saúde.
A alergia é uma reação ou resposta alterada do organismo a um alérgeno inofensivo por si só. O sistema imunológico das pessoas alérgicas cria mecanismos de defesa que se tornam prejudiciais, é um defeito do sistema imunológico.
Segundo os dados da World Allergy Organization, cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum tipo de doença alérgica. Nas últimas décadas, essas patologias se tornaram o principal problema de saúde nos países industrializados. Fatores ambientais e estilo de vida estão por trás do aumento alarmante de alergias.
De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), a asma, que atinge entre 10% e 25% da população brasileira, e a rinite, que segundo estudo ISSAAC (Internacional Study of Asthma and Allergies), compromete cerca de 26% crianças e 30% dos adolescentes, são as mais prevalentes durante o inverno, que apresentam temperaturas mais frias e tempo seco.
Diante do atual cenário da pandemia pela COVID 19 e do início do inverno, temporada de alergias respiratórias, época de as crises aparecerem, é importante estar atento e bem informado devido a confusão em diferenciar sintomas de vários problemas respiratórios aos do novo coronavírus.
Desse modo, "Os Cuidados com as alergias não param com a Covid-19" é o tema da Semana Mundial da Alergia 2020. Embora as alergias não sejam um fator de risco para contrair a doença, algumas delas podem se tornar um fator complicador para uma pessoa que seja infectada pelo novo coronavírus.
A Semana Mundial de Alergia é uma iniciativa anual da Organização Mundial de Alergia (WAO), juntamente com suas Sociedades Membros, para aumentar a conscientização sobre doenças alérgicas e distúrbios relacionados e defender a provisão de treinamento e recursos no diagnóstico, gerenciamento e prevenção destas doenças e asma, que estão aumentando em prevalência em todo o mundo.
Para acesso aos conteúdos da ASBAI sobre Asma Alérgica, Rinite Alérgica e Tratamento das doenças alérgicas relacionadas a COVID 19 , acesse o link: Semanamundialdealergia2020.