Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Fevereiro laranja: mês de combate a leucemia

Fevereiro laranja: mês de combate a leucemia

publicado: 01/02/2021 09h35, última modificação: 01/02/2021 09h45

A conscientização é o principal caminho para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia.

A campanha Fevereiro Laranja surgiu para alertar a população sobre a doença e a importância da realização de exames para que o diagnóstico se dê o mais rapidamente possível.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2018 foram estimados 10.800 novos casos de leucemia no país, sendo 5.940 em homens e 4.860 em mulheres.

O que é a leucemia?

leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

Qual a função da medula óssea?

medula é o local no corpo humano onde ocorre a formação das células sanguíneas. Ela ocupa a cavidade dos ossos e é conhecida popularmente por tutano. Além disso, nela são encontradas as células que dão origem aos elementos do nosso sangueglóbulos brancos, que possuem a função de combater as infecções, os glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos), que são responsáveis pela oxigenação de nosso organismo e por fim, as plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue, evitando, por exemplo, hemorragias.

medula óssea

Medula óssea

Quando a leucemia se forma no organismo?

Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Então, essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.

Existe apenas um tipo de leucemia atualmente?

Existem 12 tipos de leucemia, que variam de acordo com as células atingidas e velocidade que ocorre a divisão celular. Assim, considerando as duas classificações, existem quatro tipos mais comuns de leucemia, sintetizados pelo INCA da seguinte forma:

• Leucemia mieloide aguda (LMA) — atinge as células mieloides e se desenvolve de maneira rápida — acomete adultos e crianças;
  • Leucemia mieloide crônica (LMC) — atinge as células mieloides e se desenvolve devagar, sendo mais comum em adultos;
  • Leucemia linfoide aguda (LLA) — atinge células linfoides e se desenvolve de modo muito rápido — acomete mais as crianças menores, mas pode ocorrer em adultos;
  • Leucemia linfoide crônica (LLC) — atinge as células linfoides e se desenvolve devagar — afeta, principalmente, pessoas acima de 55 anos.

Fatores de risco

As causas da leucemia ainda são desconhecidas, mas, segundo o Inca, a associação de alguns fatores pode elevar o risco para a doença, como:

• tabagismo;
  • exposição ao benzeno;
  • exposição à radiação ionizante;
  • histórico familiar;
  • realização de quimioterapia;
  • Síndrome de Down;
  • exposição a agrotóxicos;
  • alguma doenças sanguíneas.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas que devem ser considerados são:

• Anemia;
  • Palidez;
  • Sonolência;
  • Fadiga;
  • Palpitação;
  • Sangramentos na gengiva e nariz;
  • Manchas roxas na pele ou pontos vermelhos

Além destes sintomas, podem surgir gânglios linfáticos inchados, perda de peso sem motivo aparente, febre alta contínua, desconforto abdominal e dor nas articulações e nos ossos.

Entretanto, é essencial uma avaliação médica e, por meio da coleta de medula óssea, a realização de exames específicos para um diagnóstico mais preciso da doença.

Como é o tratamento?

O tratamento da leucemia varia de acordo com o tipo da doença e tem como finalidade a destruição de células doentes para que a medula óssea volte a funcionar normalmente. Assim, muitas vezes, é intenso e prolongado, com riscos de anemia, infeção e sangramentos.

São realizadas sessões de quimioterapia, controle de infecções e hemorragias, além de medidas de prevenção da doença no cérebro e medula espinhal. Em algumas situações, a indicação é também de transfusão de sangue, radioterapia e de transplante de medula óssea.

Para maiores informações sobre a leucemia, a ABRALE ( Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), uma organização sem fins lucrativos, de abrangência nacional, criada em 2002 por pacientes e familiares tem a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer e doenças do sangue tenham acesso ao melhor tratamento. Acesse: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/ e tenha acesso aos manuais informativos sobre os tipos de leucemias.

manuais leucemia

Fonte: ABRALE ( Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia)