Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dia Nacional dos Ostomizados
conteúdo

Notícias

Dia Nacional dos Ostomizados

publicado: 16/11/2020 16h47, última modificação: 16/11/2020 16h47

A ostomia, também conhecida como estomia, consiste na abertura de um orifício (estoma) em um órgão oco como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário.

O procedimento é necessário em casos de perfuração acidental no abdômen ou de alguns tipos de câncer, como tumores colorretais ou de bexiga.

Na prática, o paciente utiliza uma bolsa coletora ligada diretamente ao intestino grosso ou delgado, para recolher fezes e/ou urina, de forma permanente ou temporária.

Tipos de estomas:

Colostomia: abertura no intestino grosso para saída de fezes e/ou urina.

Ileostomia: abertura no intestino delgado (fino) para saída de fezes.

Urostomia: um pedaço do intestino delgado é ligado ao ureter para saída de urina.


A estomia salva a vida de pessoas que sofreram lesões ou doenças como o câncer e, sem ela, os casos de muitos pacientes não teriam solução. O procedimento proporciona uma nova oportunidade de viver com mais qualidade! O processo de adaptação inicial pode ser complicado, mas, desde que siga as recomendações do médico, a pessoa pode viajar, dançar, namorar, tomar banho de mar ou de piscina, praticar atividade física e seguir com a rotina.

A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.506/2007 em homenagem à criação da Associação Brasileira dos Ostomizados (ABRASO) em 1985 e objetiva acabar com o preconceito e dar visibilidade às pessoas que passaram por essa cirurgia.

 Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde