Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dia 10 de julho: Dia Mundial da Saúde Ocular

Dia 10 de julho: Dia Mundial da Saúde Ocular

publicado: 10/07/2020 13h23, última modificação: 10/07/2020 13h23

Para chamar a atenção sobre a importância dos cuidados com os olhos, 10 de julho foi escolhido como Dia Mundial da Saúde Ocular. A data tem por objetivo também mostrar à população os benefícios das medidas preventivas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 39 milhões de pessoas em todo o mundo sejam acometidas pela cegueira e 246 milhões sofram de perda moderada ou severa de visão. No Brasil, esses números ultrapassam a casa de 1,5 milhões de pessoas cegas, o que equivale a 0,75% da população, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) destaca a importância de cuidar dos olhos no dia-a-dia, devendo estar atento a sintomas como: lacrimejamento, secreção, olho vermelho, fotofobia, dor de cabeça, entre outros, devendo procurar um médico oftalmologista,

A visita periódica ao oftalmologista é a melhor forma de prevenção contra possíveis problemas oculares. A Sociedade recomenda a realização de consulta oftalmológica na infância e na idade adulta, entre 30 e 40 anos. E a partir dos 40 anos, a recomendação é um exame anual. Pessoas com familiares portadoras de alguma doença ocular devem fazer exames mais frequentemente desde a infância.

Além da visita regular com um oftalmologista, é importante seguir alguns cuidados com os olhos:

- Proteger os olhos dos raios UV
- Evitar coçar a região dos olhos
- Não utilizar colírio sem indicação médica
- Sempre limpar a região dos olhos
- Usar protetor ocular em situações de risco
- Não compartilhar produtos de maquiagem
- Manter o controle da hipertensão e da diabetes

Atenção: Por lei, apenas um médico oftalmologista pode receitar, prescrever óculos e lentes de contato, e tratar da saúde ocular da população brasileira.

Fonte: Sociedade Brasileira de Oftalmologia; http://www.portaldaoftalmologia.com.br