Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dezembro Vermelho: vencendo preconceitos e promovendo saúde

Dezembro Vermelho: vencendo preconceitos e promovendo saúde

publicado: 22/11/2022 13h17, última modificação: 22/11/2022 13h23

Todos os anos, em 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial da AIDS.

A fita vermelha é símbolo universal de conscientização, apoio e solidariedade com as pessoas que vivem com HIV e uma forte simbologia para que este grupo de pessoas seja ouvido sobre questões importantes sobre suas vidas.

O tema deste ano “Equidade Já” é um chamado para que cada pessoa, organização, instituição e governos se sintam encorajadas a se contrapor às desigualdades sociais que são uma barreira aos avanços para acabar com a AIDS como ameaça à saúde pública até 2030.

Como extensão ao Dia Mundial da AIDS, A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A ação objetiva, ainda, chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Constitui-se em um conjunto de atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Assim, o evento alusivo ao Dezembro Vermelho, realizado pelo Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS), Centro Profissional Tecnológico – Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao estudante (PRAPE), e Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST/PROGEP), em parceria, tem o intuito de proporcionar à comunidade universitária, uma manhã de palestras e uma manhã de ações de prevenção, no sentido de contribuir com uma maior conscientização sobre a situação atual da epidemia, do impacto do HIV na vida das pessoas, e da importância das medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV.

Não fique de fora desse evento, faça logo sua inscrição!!!

dezembro vermelho 1

dezembro vermelho 2