Notícias
Cartilha de exercícios para idosos: Enfrentando a COVID-19
Com o distanciamento social o nível de atividade física de todos diminuiu. Esse efeito pode ser ainda mais intenso para os idosos, uma vez que essa população é mais sensível a imobilidade e às suas repercussões.
Entre os efeitos da diminuição da atividade física, podemos ter a redução de força muscular, da capacidade aeróbica e rigidez articular. Além disso, o pouco contato social imposto pela pandemia da COVID-19 pode levar a quadros de sintomatologia depressiva, e a agravamento de transtornos cognitivos, como desorientação temporal e espacial, que poderá contribuir mais ainda para a sensação de isolamento social.
Preocupados numa estratégia de proporcionar uma maneira dos idosos realizarem atividade física de forma segura, o Laboratório de Epidemiologia e Fisioterapia Geriátrica da UFRN, desenvolveu a Cartilha de exercícios para idosos: Enfrentando a COVID -19.
A Cartilha busca estimular a prática diária de exercícios físicos simples, orientando os familiares e idosos sobre a forma correta de execução dos movimentos terapêuticos, visando a manutenção da função muscular, da amplitude articular e da capacidade aeróbica para a realização de atividades da vida diária em ambiente domiciliar.
É proposto ainda, a partir da execução assistida dos exercícios terapêuticos de forma remota, estimular a interação social entre familiares e idosos, por meio da prática de forma planejada e rotineira.
É importante lembrar que durante o período de distanciamento, os exercícios realizados devem ser de leve intensidade, tendo um cuidado maior com idosos que são sedentários, evitando exposição a possíveis riscos, já que pode haver dificuldade em aferir certos sinais como saturação de oxigênio.
Acesse a Cartilha e comece a praticar os exercícios físicos!