Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por mateus publicado 09/04/2019 13h04, última modificação 20/02/2020 16h16

Nosso evento apresenta um caráter interdisciplinar e temático, uma vez que as conferências, mesas-redondas e simpósios são compostos por professores-pesquisadores de norte a sul do país, expertises na área do discurso.

A temática do evento orbita em torno da obra “A Ordem do Discurso”, de Michel Foucault, no ano em que se comemora 50 anos do ingresso do pensador francês no Collège de France. Nessa perspectiva, o I CONEDIF se propõe a (re)pensar, sob o horizonte investigativo foucaultiano, as múltiplas (des)ordens do discurso que constituem as práticas, os saberes, os poderes e as verdades da contemporaneidade.

Quando Foucault se interroga sobre onde está o perigo do discurso, ele atesta que a produção discursiva é controlada, selecionada e distribuída por uma série de procedimentos. Isso nos leva a refletir acerca das mais diversas estratégias de saber-poder que assinalam os regimes de verdade no momento presente, profundamente matizados por polarizações, disputas de narrativas e sentidos, embates e lutas institucionais, controle e modalidades singulares de governo. Ponderar com Foucault acerca de problematizações do presente, tomando como bússola as teorizações contidas em A Ordem do Discurso, mostra-se cada vez mais premente, quando consideramos ainda o avanço e preponderância das tecnologias digitais, as (re)configurações de diversas instituições e verdades socialmente construídas, os modos de ser e estar no mundo, as variadas subjetividades e construções identitárias. Em suma, atentamo-nos para as transformações nos modos de produção, circulação e funcionamento dos discursos do presente. É sobre as (des)ordens do discurso que nos debruçamos, é sobre a natureza volúvel e inescapável das práticas discursivas que lançamos nossas atenções, no âmbito de um campo de estudos que tem-se mostrado profícuo no contexto acadêmico nacional.