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Sobre o Curso de Letras-Inglês

por Clliead publicado 29/07/2016 11h50, última modificação 22/04/2024 08h38
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INTRODUÇÃO

      Os desafios apresentados pelos atuais estágios de desenvolvimento sociocultural do país, particularmente os encontrados na região Nordeste, e os termos da legislação em vigor – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – demandam das Instituições de Ensino Superior, especialmente dos cursos de Licenciatura, a pronta reformulação de seus princípios filosóficos, teóricos e metodológicos. O acesso à Educação é um Direito Universal Básico, que deve compreender todos os setores sociais. A defesa de uma educação de qualidade é, portanto, um dos princípios filosóficos que norteia este Curso..
      Para que os princípios acima possam ser postos em prática, o compromisso primordial de oferecer uma prática de Ensino de Qualidade voltada para um mundo cada vez mais exigente é condição indispensável. Além disso, é necessário viabilizar uma dinâmica de constantes discussões que propiciem avanços significativos para que mudanças socioculturais, científicas e pedagógicas aconteçam, cumprindo, dessa forma, o maior objetivo da própria Universidade Federal da Paraíba – a promoção do desenvolvimento socioeconômico da Paraíba, do Nordeste e do Brasil.
     Dessa forma, o Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa tem como um de seus objetivos adequar a instauração desta graduação a essas necessidades e a todos esses propósitos de mudanças socioculturais e institucionais.

 

SOBRE O CURSO

 

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Curso: Licenciatura em Letras Língua Inglesa a (com funcionamento semipresencial)

Regime Acadêmico: Créditos

Tempo para integralização curricular

Mínimo: 08 (oito) períodos letivos

Máximo: 12 (doze) períodos letivos

Limite de créditos por período letivo:

Mínimo: 08 (oito) créditos

Máximo: 32 (trinta e dois) créditos

Carga Horária Total: 3.000 horas/aula ou 200 créditos

Vagas: A definir – em conformidade com Edital

 

Base legal:

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96
  • Resoluções nº 07/2010 e 46/2012 do CONSEPE

 · Resolução CNE/CP, de 19 de fevereiro de 2002

  • Parecer CES 492 de 2001.
  • Portaria do MEC nº 4059 de 10 de dezembro de 2004
  • Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005
  • Chamada UAB nº 01/2013

 

OBJETIVOS

      O curso aqui proposto tem por objetivo formar professores de Língua Inglesa e respectivas Literaturas habilitados a ministrar as disciplinas da área tanto no Ensino Fundamental como no Médio, numa perspectiva curricular interdisciplinar que segue novos preceitos de ensino, combinando a prática docente com as necessidades da sociedade.

Esta formação visa, especificamente, uma capacitação para:

  • Desenvolver uma visão crítica sobre perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional;
  • Oportunizar o desenvolvimento de uma postura acadêmico-científica frente às questões relacionadas à aquisição e desenvolvimento de uma língua estrangeira;
  • Aprimorar o exercício profissional com utilização de tecnologias contemporâneas;
  • Desenvolver a percepção sobre a relação entre conhecimentos linguísticos e literários e estabelecer relações de intertextualidade com a literatura universal, buscando o entendimento de contextos interculturais;
  • Valorizar a construção do conhecimento através da interação (a distância e presencial) entre aluno-aluno, aluno-tutor, tutor-professor formador e aluno professor-formador;
  • Propiciar a experiência com o ensino, a pesquisa e a extensão;
  • Formar profissionais para suprir a necessidade do Estado da Paraíba, diretamente, de mão de obra qualificada em língua estrangeira para o Ensino Fundamental e Médio.

  • Ampliar a visão de mundo através do conhecimento de culturas diversas, propiciando a tolerância e a compreensão entre os povos. 

      Esses objetivos deverão ser considerados, para o seu detalhamento, em consonância com o perfil do aluno egresso da Licenciatura em Língua Inglesa.

 

FORMAS DE INGRESSO

      Processo seletivo para ingresso nas graduações na modalidade de ensino a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil, realizado por meio de Edital.