Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Área do Aluno > FAQ
conteúdo

FAQ

por mateus publicado 20/05/2022 10h07, última modificação 23/05/2022 11h17

Entrei no curso e agora?!?! 

  •  Como tenho acesso ao e-mail institucional?

 A coordenação do curso gera automaticamente o e-mail institucional dos feras, após a confirmação da matrícula. Após a criação do e-mail institucional, a coordenação envia um link para o e-mail do discente para que o mesmo altere a senha e passe a acessá-lo. O link tem validade de 48 horas. Não sendo acessado nesse prazo, o discente deve enviar e-mail para a coordenação solicitando o envio de novo link.

 

  •  Por que e como usar o email institucional?

Após ser criado, as comunicações referentes ao curso serão enviados para o e-mail institucional. Dessa forma, o discente deve acessar o link enviado pela coordenação para alteração de sua senha, para que tenha acesso às comunicações enviadas pela coordenação e pelos professores.

  

  •  Perdi minha senha e agora?

Deve ser enviado e-mail para a coordenação (cgee@cear.ufpb.br) solicitando a alteração de senha. 

 

  • Quais softwares/ferramentas tenho acesso pelo CEAR?

 Veja em CEAR Ferramentas.

 

  • Qual o limite mínimo/máximo de crédito por semestre?

 Limite mínimo 18 e limite máximo 33. Leia mais na resolução 23/2008 – PPP de Engenharia Elétrica. 

 

  • Como seleciono minhas disciplinas?

Entre no SIGAA, selecione a aba ENSINO a opção CONSULTAR TURMAS. Ao abrir a nova página selecione os critérios: Nível - Graduação; Ano período - 20xx-x; Ofertadas ao Curso - Engenharia elétrica. OBS.: a grade das disciplinas do período podem ser visualizadas em Grade Curricular

 

  • Como peço tutoria?

Entre em contato com cgee@cear.ufpb.br e solicite um professor tutor. O tutor irá lhe ajudar com os benefícios do curso e universidade, além de orientar para ser um melhor aluno no curso.

 

  • Tenho direito a reposição?

Segundo a Resolução 29/20 do CONSEPE, "Art. 85. O discente que não realizar a atividade acadêmica avaliativa programada, terá direito a um exercício de reposição por componente curricular, por período letivo, devendo o conteúdo ser o mesmo do exercício anterior ao qual não realizou". Desta forma, o discente pode repor uma avaliação, e o professor deve disponibilizar a prova e data para que seja feito. Não há necessidade de abertura de processo.

 

  •  Como solicito a alteração de minha ênfase?

 O discente deve preencher o requerimento geral à coordenação solicitando a alteração, e enviar por e-mail para a Coordenação do curso (cgee@cear.ufpb.br). O requerimento pode ser solicitado também pelo email cgee@cear.ufpb.br.

 

  • O que é preciso para a dispensa de Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica?

 O discente deve preencher o requerimento de dispensa da disciplina Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica, e enviar para o e-mail cgee@cear.ufpbr.br, os documentos comprobatórios, conforme orientação na Portaria 01/2013 CCGEE. Os documentos devem ser enviados em pdfs separados. O requerimento pode ser solicitado também pelo email cgee@cear.ufpb.br.

 

  • Posso trancar uma disciplina?

 Artigo 160, §2º. Será permitido o trancamento parcial (disciplina) ou o trancamento total (período), por solicitação do discente no SIG, no prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico. Ver mais na Resolução da Graduação 29/2020.

 

  • Como tranco meu curso? Como cancelo meu vínculo com a UFPB?

O discente deve preencher o requerimento de cancelamento de matrícula e consequente desvinculação da instituição. O requerimento pode ser solicitado pelo email cgee@cear.ufpb.br.

 

  •  Como solicito a dispensa de disciplinas?

Para a dispensa é necessário enviar para a Coordenação do curso por e-mail (cgee@cear.ufpb.br), o requerimento, o histórico escolar e a ementa da disciplina. Todos os documentos devem ser enviados em pdfs separados.  O requerimento pode ser solicitado também pelo email cgee@cear.ufpb.br.

 Caso o discente tenha vindo de outro curso da UFPB e tenha cursado disciplinas com o mesmo código das disciplinas ofertadas pelo curso de Engenharia Elétrica, deve preencher o requerimento de dispensa de disciplinas de mesmo código. A dispensa é feita automaticamente. Se o código da disciplina for diferente, deverá preencher o requerimento de dispensa de disciplina e será aberto processo para análise do professor. 

Caso o discente tenha vindo de outra instituição de ensino, deve preencher o requerimento de dispensa de disciplina. E será aberto processo para que o professor da disciplina analise a possibilidade da dispensa. 

 

 

  •  Como faço para acompanhar o andamento dos processos abertos?

O discente pode acompanhar o andamento dos processos eletrônicos através do Portal do SIPAC público UFPB. Para tanto pode acessar o link: https://sipac.ufpb.br/public/jsp/portal.jsf. Clicar na aba “Processos” e “Consultar Processos”. 

 

Vou começar estágio e agora?!?!?!

  •  Importância do cadastro do estágio no Sigaa

Primeiro, sua segurança! Além disso, conforme o artigo 192 da Resolução 29/2020, inciso V – Todas as organizações públicas ou privadas, governamentais ou não governamentais deverão formalizar acordo de cooperação, para fins de estágios obrigatórios ou não obrigatórios que sejam desenvolvidos por discentes vinculados à UFPB. 

  

  •  Consegui um estágio, como devo proceder?

 O Estágio deve ser cadastrado no Sigaa, para tanto é necessário que a empresa tenha convênio com a UFPB. 

 

  •  Como verifico o vínculo da empresa de estágio?

No Sigaa na aba “Estágio”, “convênio de estágio” e “consultar convênio de estágio”, informe em concedente o nome da empresa, ou pode pesquisar também pelo CNPJ da empresa e clica em buscar. Se a empresa tiver convênio será listada. Caso não seja localizado o convênio da empresa com a UFPB, o estudante deve entrar em contato com a CGE – Coordenação Geral de Estágio, nos e-mails: cge@prg.ufpb.br ou cem@prg.ufpb.br

 

  • Como cadastro meu estágio?

Na aba “Estágio”: “cadastrar estágio novo”. 

 O Estágio deve ser cadastrado como Não Obrigatório desde que o discente esteja cursando no mínimo o segundo período do curso. O Estágio Não Obrigatório deve ter duração de um ano podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, conforme resolução.

------------------------

Conforme a Resolução 29/2020

Art. 195, §1º, o estágio não obrigatório interno (bolsa-estágio) poderá ter duração de um ano, podendo ser renovado, uma única vez, por igual período, com carga horária de 20 horas semanais. Ler mais na Resolução.

Art. 196, Parágrafo único. O período de estágio não obrigatório interno (bolsa-estágio) ou externo não poderá ultrapassar os 02 (dois) anos, exceto aos discentes com deficiência.

----------------------------

O Estágio deve ser cadastrado como Obrigatório caso o discente já tenha cursado, com aprovação, todas as outras disciplinas do curso Básico e Profissional Essencial, a exceção das complementares optativas. De acordo com o estabelecido no PPC de Engenharia Elétrica.

O Estágio só ficará ativo após ser inserido no Sigaa o Termo de Compromisso assinado pelas partes. O aditivo ou o cancelamento de estágio deve ser assinado pelas partes e enviado para o coordenador de estágio.

Mais informações, ver Documento de Resolução CGEE 02/2021.

 

  • Matrícula em Estágio Supervisionado

Somente com o Estágio Obrigatório é que o aluno pode solicitar matrícula. O discente deve solicitar sua matrícula junto à Coordenação do curso, preenchendo o Requerimento Geral à Coordenação e a Declaração de Aceite de Orientação. Solicitar modelos por email cgee@cear.ufpb.br. Para tanto é necessário que esteja com o estágio ativo no Sigaa. Os documentos citados devem ser preenchidos e enviados para o e-mail da Coordenação.

 

  •  Agendamento de apresentação

Para que o discente faça a defesa de seu Estágio é necessário preencher o formulário enviado pela coordenação, informando o título, nome do orientador, nome dos professores da Banca, o local da apresentação, a data e horário da defesa. O agendamento pode ser feito tanto pelo discente como pelo orientador.

 

Vou começar o TCC e agora?!?!?!

  •  Matrícula

 O discente deve enviar para a coordenação do curso, por e-mail, o Plano de Trabalho e o Termo de Compromisso disponibilizado pelo Coordenador de TCC, conforme calendário.

 

  •  Como seleciono meu orientador

 O aluno é livre para escolher aquele professor que tenha maior afinidade com a área que pretende desenvolver o trabalho. Caso tenha dúvidas de direcionamento, entre em contato com o coordenador do curso, coordenador de TCC e/ou tutor.

 

  •  Inscrição para seminário de apresentação 

Desde 2021 a CGEE iniciou o Seminário de Engenharia Elétrica. O evento é repleto de apresentações e conta com a participação de alunos e professores. O formulário de inscrição, tanto de apresentadores como de ouvintes, é disponibilizado pela coordenação.

 

  •  Depois que apresentei

Após a defesa do TCC, o discente deve fazer as correções no trabalho, inserir a ficha catalográfica, e enviar para o orientador para que ele confirme as correções e envie para a coordenação do curso por e-mail, para que seja cadastrada a nota.

 

  • Ficha catalográfica 

 A ficha catalográfica deve ser solicitada junto à biblioteca central no link abaixo: https://biblioteca.ufpb.br/biblioteca/contents/menu/biblioteca-1/copy_of_servicos/elaboracao-de-ficha-catalografica

Obs: o discente não deve encerrar seu vínculo antes de gerar a ficha catalográfica.

 

Estou me formando e agora?!?!

  • Como faço para solicitar minha colação de grau?

A coordenadora enviará e-mail solicitando que aqueles que tenham interesse em se formarem no período em curso, que se manifestem.

Para a solicitação da colação de grau, o discente deve preencher um questionário on-line enviado pela coordenação. 

 

  • Como solicito meu diploma?

 Para solicitar o diploma, o discente deve preencher o requerimento de diploma, e enviar para o e-mail da coordenação juntamente com a documentação solicitada no requerimento. O requerimento deve ser enviado em um pdf separado e os demais documentos devem ser enviados todos juntos em um único pdf.

 

Mais dúvidas? Envie por e-mail para cgee@cear.ufpb.br!!