Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Programas > Resíduos da Construção Civil

Resíduos da Construção Civil

por CGA publicado 12/01/2016 08h50, última modificação 19/08/2023 19h47
Conheça mais sobre o programa Resíduos da Construção Civil

Construção Civil

O setor da construção civil, além de ser um dos maiores da economia, produz os bens de maiores dimensões físicas do planeta, tornando-se consequentemente o maior consumidor de recursos naturais de qualquer economia. Os resíduos da construção civil são responsáveis por mais da metade do volume de resíduos sólidos gerados em meio urbano. Diante disso, a Comissão de Gestão Ambiental vê a necessidade de agir sobre tal problema nos ambientes internos do Campus I da Universidade Federal Paraíba com o projeto Resíduos da Construção Civil.

Objetivo

O projeto visa à sustentabilidade e à ecoeficiência no processo de adequação ambiental no Campus I da UFPB. Nosso objetivo é aprimorar a logística na estratégia de transporte, uso e reintegração dos resíduos provenientes das obras realizadas dentro do Campus.

Fundamentos

A Lei Federal Nº 12305/2010 estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), ressaltando a importância da gestão apropriada dos Resíduos da Construção Civil (RCC). Nesse contexto, a reutilização de materiais e a reciclagem se destacam como estratégias ambientalmente adequadas para lidar com os resíduos gerados por atividades construtivas, incluindo concreto, tijolos e metais. De acordo com estudos de Melo et al. (2018), a adoção de práticas sustentáveis na construção civil pode significativamente reduzir a demanda por novos recursos, contribuindo para a conservação do meio ambiente. Considerando-se isso, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reconhece a relevância de um programa eficaz de gerenciamento de RCC para minimizar impactos ambientais, otimizar a reutilização de materiais e promover a consciência ambiental entre estudantes e funcionários. A presença de múltiplas áreas de construção e reforma no campus da UFPB demonstra a necessidade de ações coordenadas para uma gestão responsável dos resíduos gerados, alinhada com os princípios da PNRS e direcionada para um ambiente mais sustentável.

Ações

Implementamos o treinamento referente ao processo de separação dos resíduos da construção civil nas equipes terceirizadas, realizamos inspeções periódicas das obras e incentivamos a prática da reciclagem nos projetos do Campus I da UFPB. Isso é feito por meio da utilização dos resíduos agregados, que são reintroduzidos no sistema de edificação do próprio Campus. Além disso, elaboramos um mapeamento dos vestígios das obras em torno de todo o Campus I, catalogando-os e estabelecendo uma estruturação mais eficaz para o gerenciamento dos resíduos remanescentes.

Equipe

Coordenador: Joácio de Araújo Morais Junior (Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental).