Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Workshop internacional e comemorativo dos 20 anos do GEPAIE

Workshop internacional e comemorativo dos 20 anos do GEPAIE

publicado: 17/11/2023 12h46, última modificação: 17/11/2023 12h46

Nos dias 13 e 14 novembro 2023 aconteceu o Evento Internacional Workshop Comemorativo dos 20 anos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração, Gestão e Informação em Enfermagem (GEPAIE) nos Auditórios de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional e Prof. Humberto Nóbrega do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo como tema: Gestão, Informação e Tradução do Conhecimento em Enfermagem.

GEPAIE é um grupo ancorado no Departamento de Enfermagem Clínica (DENC) do CCS/UFPB, tendo como objetivo conduzir o desenvolvimento de projetos, estudos e pesquisas aplicadas, nos campos da administração e tecnologia da informação em saúde, com fins de consolidar e avançar o conhecimento com a participação de docente e discente da área da saúde.

A mesa de abertura foi presidida pelo  Diretor do CCS/UFPB, Prof. João Euclides Fernandes Braga; e composta pelo Fundador do GEPAIE, Prof. Sérgio Ribeiro dos Santos; Atual Líder do GEPAIE, Prof.ª Maria Bernadete Sousa Costa; Integrante do GEPAIE, Prof.ª Stella Costa Valdevino; a Prof.ª Cleide Rejane Damaso de Araújo, Chefe do Departamento de Enfermagem Clínica em exercício/CCS/UFPB;  Prof.ª Altamira Pereira da Silva Reichert, Chefe do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva/CCS/UFPB; Assessor de Graduação do CCS/UFPB, Prof. Jamilton Alves de Farias; Coordenador do Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva (NESC) CCS/UFPB,  Prof. José da Paz Oliveira Alvarenga, e pela Prof.ª Francilene Jane Rodrigues Pereira, Chefe do Serviço de Hemodinâmica/HULW/EBSERH/UFPB.

A apresentação Cultural foi realizada pelo Quinteto de Sopros Geraldo Rocha, composta por Douglas Feliciano na trompa; Tiago Leite na flauta; Roosewelt Hadller no oboé; Gilvandro Neto no clarinete; Misael Silva no fagote e uma participação especial de Antônio Rodrigues conhecido como Neto dos Santos no pandeiro. Os integrantes pertencem ao Departamento de Música, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB.

A conferência de abertura (on line) foi coordenada pelo Prof. Dr. Sérgio Ribeiro, e foi ministrada pela Prof.ª Dr. ª Valéria Mendonça, Coordenadora do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde da Universidade de Brasília (LabECoS/ UnB), e, teve como tema “Desafios da Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento para a Pesquisa em Saúde”.

Os professoras Dr.ª Maria Bernadete de Sousa Costa, Líder do GEPAIE e Dr.ª Stella Costa Valdevino(CCS/UFPB), coordenaram as “Boas  Práticas em Gestão de Dados Em Saúde” e os palestrantes foram: Enfermeira Anna Karolina de Carvalho Abreu (Unidade E-saúde do Hospital Lauro Wanderley/UFPB) e o Dr. Cleverton Rodrigues Fernandes (Membro da Diretoria Executiva da Agência UFPB de Inovação Tecnológica).

A Mesa Redonda foi Coordenada pelos Professores: Dr.ª Maria  Fátima de Sousa (UnB); Dr. José da Paz Oliveira Alvarenga (UFPB) e teve como tema: “Estudos de Métodos Mistos em Pesquisas na Área da Saúde” tendo  como palestrantes: Prof.ª Dr.ª Belinda Nicolau, Professora Assistente da McGill University/Canadá; Prof.ª Dr.ª Quan Nha Hong, Professora Assistente da Universidade de Montreal/Canadá; Prof. Dr. José Luís Guedes dos Santos, Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

No dia 14 de novembro ocorreu a tarde de autógrafos do lançamento do livro “Auditoria em Saúde e Enfermagem”. A mesa foi composta pelos Professores Jamilton Alves Farias (CCS/UFPB), Sérgio Ribeiro dos Santos (GEPAIE/DENC/CCS/UFPB), e Maria Bernadete Sousa Costa (GEPAIE/DENC/CCS/UFPB), Prof.ª Stella Costa Valdevino (GEPAIE/DENC/CCS/UFPB), e José da Paz Oliveira Alvarenga (NESC/CCS/UFPB).

Este evento teve apoio do CCS/UFPB e da Rede Brasil de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde vinculada ao LabECoS/ UnB.

Autores: Vinícius Tavares e Hannah Verheul

Fotos Arquivos ACOM