Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor Doutor Josean Fechine recebe o Prêmio Otto Richard Gottlieb

Professor Doutor Josean Fechine recebe o Prêmio Otto Richard Gottlieb

publicado: 06/11/2023 18h33, última modificação: 06/11/2023 18h33

O Professor Doutor Josean Fechine Tavares, fez a graduação no Curso de Farmácia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2003. Resolveu investir na vida acadêmica, fazendo o Mestrado e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (2004 e 2007 respectivamente) também na UFPB. É o que podemos chamar de “Prata da Casa”.

Especializou-se na área de Fitoquímica, atuando, inicialmente, em temas relacionados à extração, isolamento e identificação de produtos oriundos de plantas. Nos últimos anos, seus esforços estão na investigação química em espécies de nativas do Semiárido brasileiro.

Tornou-se docente da UFPB por concurso e, atualmente, está como Professor Associado IV do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCFA), ministrando aulas no Curso de Farmácia nas disciplinas: Estágio II Viv Acadêmica, Seminário de Estudos Integrados II,  Métodos Espectroscópicos Aplicados à Análise de Fármacos e Estágio Supervisionado II - Indústria.

É orientador de Mestrado e Doutorado, sendo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (CAPES - 6) e foi Coordenador do Programa durante o período de 2014 a 2019. Ademais, tornou-se Membro da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e da Associação dos Usuários de Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN).

Nossa entrevista foi realizada com o Prof. Josean Fechine Tavares, no Laboratório Multiusuário de Caracterização e Análises (LMCA) em razão do Prêmio Otto Richard Gottlieb na Categoria Jovem Pesquisador.

O Prêmio Otto Richard Gottlieb é uma premiação para pesquisadores da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), e, é o reconhecimento para pesquisadores brasileiros, que se destacam pelas pesquisas realizadas na área de produtos naturais, cujos trabalhos tenham impacto positivo no desenvolvimento da área, consequentemente, na Química no Brasil. O nosso jovem cientista recebeu a premiação no dia 27 de outubro de 2023, em Salvador na Bahia.

O Prof. Josean Fechine Tavares estava imensamente honrado em receber a medalha na categoria de Jovem Pesquisador (categoria até 45 anos). Emocionado, descreveu-se como discípulo de Professor Marcelo Sobral, que teve como Mestre o Dr. Otto Richard Gottlieb, o homem responsável pelo inicio das pesquisas com produtos naturais no Brasil! Descreve-o com um olhar cheio de brilho: “Dr. Otto Richard Gottlieb inspira a todos os pesquisadores de produtos naturais! ”.

Os desafios que os pesquisadores se deparam, são descritos de forma objetiva: “É (necessário) ter uma boa estrutura montada de pesquisa para trabalhar na fronteira do conhecimento e gerar bons resultados, e, as divulgações das pesquisas científicas de alto impacto, e também a formação de recursos humanos qualificados. O grande desafio é ter essa estrutura, não só tê-la, mas também manter essa estrutura em operação, para atender a demanda, gerar conhecimento e formar pessoas.”.

Apaixonado pelas descobertas de substâncias da flora, principalmente do Semiárido paraibano, o professor se “encanta em saber da riqueza química que tem esse bioma, ao contrário do que muitos pensam, pois é um lugar árido e muito seco e as plantas sem folhas! (Eles) estão completamente errados: é um local onde a biodiversidade e quimiodiversidade é gigantesca e isso nos incentiva! Não custa sonhar... a gente chegar a uma obtenção do produto a partir da flora.”.

Em revisão realizada recentemente, percebe-se que 52% das substâncias vendidas em farmácias, possuem sua origem no produto natural. Ou sua estrutura é inspirada no produto natural! Isso é o que incentiva a busca do Prof. Josean Fechine Tavares.  “[...] a natureza, e, especialmente a Caatinga me encantam, talvez pela minha origem e a cada vez que avançamos nos estudos e saber que podemos contribuir com algo dessa natureza realmente é prazeroso.”.

A Paraíba está em destaque na área de produtos naturais, em especial destaque o Programa de Pós-Graduação Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPGPN) da UFPB, que trabalha a temática de Químio e Farmacologia há mais de 42 anos, sendo um programa consolidado de Nível 6, o único do Norte, Nordeste e Centro-Oeste na Área de Farmácia com essa pontuação. Um dos maiores produtos que a Paraíba tem em destaque é a formação de recursos humanos para o Brasil e o mundo; nos últimos 10 anos, dos 180 doutores formados na UFPB em torno de 176 ex-alunos já estão empregados, o que comprova o sucesso do PPGPN.  Continua o professor: “Esse é um dado que nos incentiva a continuar a nossa carreira na formação de recursos humanos! A academia traz esse ponto e é um ponto forte! [...] acho que isso nos estimula.”.

O Prof. Josean Fechine Tavares conclui nossa entrevista, agradecendo e reafirmando que não faz pesquisa sozinho, mas, sim, em equipe. O nobre professor teve durante sua vida oportunidades de ser inserido junto a grandes líderes, e está numa universidade que possui uma estrutura montada e que continua em desenvolvimento. Os agradecimentos seguem, em especial, a todos da equipe do Laboratório Multiusuário de Caracterização e Análises; ao Coordenador do Laboratório Multiusuário - Prof. Dr. Marcelo Sobral; ao Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos do CCS/UFPB, os quais dão apoio para continuidade das pesquisas nessa área.

Créditos: Hannah Verheul e Vinícius Tavares.

Montagem de Vídeo: Beatriz Vasconcelos.

Fotos e áudio: Assessoria de Comunicação e Cultura do CCS.