Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > I Fórum de Estudos do Envelhecimento

I Fórum de Estudos do Envelhecimento

publicado: 10/08/2018 09h44, última modificação: 10/08/2018 09h46
Exibir carrossel de imagens  Na mesa de abertura esteve presente o Prof Dr. Orlando Villar (pro-reitor de assuntos comunitários/PRAC), o Prof Dr. João Euclides Braga (diretor do CCS), o Prof Dr. Wagner Teobaldo Lopes (coordenador do Curso de Fonoaudiologia), a Profa Dra. Ana Karênina de Freitas (fundadora da LAGEFON e coordenadora do NieTi), Profa Ms. Flavia Rêgo (vice-coordenadora do curso de Fonoaudiologia e do NieTi), a Profa Dra. Márcia Gomes (fundadora do GeronTO), e as discentes de Fonoaudiologia Suzana Araújo e Nayanna Barbosa (presidente e vice presidente da LAGEFON

Foi realizado no dia  no dia 09 de agosto  o  I Fórum de Estudos do Envelhecimento, no auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. O tema central foi a VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA: REALIDADES E DESAFIOS e teve como palestrantes membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de João Pessoa.

O evento foi organizado pela LAGEFON (Liga Acadêmica de Gerontologia em Fonoaudiologia), em parceria com o NieTi (Núcleo Integrado de Estudos da Terceira Idade/PRAC) e o GeronTO (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre envelhecimento e Terapia Ocupacional) com a finalidade  de discutir a realidade local e conscientizar a comunidade nos âmbitos social e político sobre a existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

O evento contou com a presença de cerca de 230 pessoas, dentre estudantes universitários, profissionais, estudantes e professores da escola técnica de saúde, cuidadores de idosos.

Na mesa de abertura esteve presente o Prof Dr. Orlando Villar (pro-reitor de assuntos comunitários/PRAC), o Prof Dr. João Euclides Braga (diretor do CCS), o Prof Dr. Wagner Teobaldo Lopes (coordenador do Curso de Fonoaudiologia), a Profa Dra. Ana Karênina de Freitas (fundadora da LAGEFON e coordenadora do NieTi), Profa Ms. Flavia Rêgo (vice-coordenadora do curso de Fonoaudiologia e do NieTi), a Profa Dra. Márcia Gomes (fundadora do GeronTO), e as discentes de Fonoaudiologia Suzana Araújo e Nayanna Barbosa (presidente e vice presidente da LAGEFON).

Os palestrantes transmitiram a realidade local e alertaram sobre a importância das denúncias, como meio de combater a violência cada vez mais freqüente contra esse grupo etário. Estiveram compondo a mesa redonda os palestrantes: Lenilde Dias Ramalho, Francisco Fabrício Firmino de Oliveira, Angélica Gurgel Bello Butrus, Marcelo Paulino de Melo, Nathalia Ezaquiela Pimentel dos Santos.

As inscrições se deram por meio de alimentos não perecíveis que foram doados a uma instituição de longa permanência para idosos, a Divina Misericórdia, representada pela assistente social Cecília Pessoa, que prestigiou o evento e recebeu os alimentos.