Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Quem somos

Quem somos

por mateus publicado 29/05/2018 13h40, última modificação 03/03/2020 13h37

As Graduações em Ciências das Religiões da UFPB nasceram do propósito de desenvolver os estudos na Área nacional de Ciências das Religiões e Teologia também nas universidades públicas federais. A Pós-Graduação em Ciências das Religiões foi a primeira unidade institucional na UFPB. Antes dela, pesquisas, disciplinas, um curso de especialização e eventos ocorreram em várias áreas da universidade. O Projeto Pedagógico que deu sustentação ao processo de aprovação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado tem como base científica uma confluência transdisciplinar entre Ciências Sociais (Antropologia e Sociologia), História, Saúde, Educação e Direitos Humanos. A teoria indutora da análise das religiões feita no curso e aprovada pelos Conselhos Superiores da UFPB é a Teoria Geral do Imaginário, de Gilbert Durand, que partiu principalmente de rebatimentos teóricos de Gaston Bachelard, Henry Corbin e Carl Jung. A Licenciatura e o Bacharelado estão fincados nos princípios da Liberdade de Expressão Religiosa, da Diversidade Religiosa, da pluralidade acadêmica e da transdisciplinaridade.