Você está aqui: Página Inicial
conteúdo

Apresentação

HISTÓRICO DO CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL

O curso de Química Industrial do CT/UFPB foi criado em 10/06/1975, sendo reconhecido em 30/111/1978, através do Decreto Presidencial nº. 82.777/78. Em 2012, uma nova matriz curricular entrou em vigor.

O curso de Química Industrial do CT/UFPB, em seu histórico, tem desempenhado papel importante no que concerne ao seu caráter formativo, tendo formado, ao longo dos últimos anos, inúmeros profissionais que se acham no mercado de trabalho, não só da Paraíba, mas também em praticamente todas as regiões do país.


OBJETIVOS DO CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL

O objeto de estudo do curso de Química Industrial é operacionalizar e desenvolver técnicas de beneficiamento e de transformação das matérias-prima em produtos industrializados, realizar o controle de qualidade do processo produtivo e dos produtos acabados, garantir a padronização da qualidade da cadeia produtiva dentro da indústria química e promover a inovação e o desenvolvimento de pesquisas para obtenção de novas tecnologias de criação de novos produtos para a sociedade.

O curso de Química Industrial tem como objetivo formar profissional especializado de nível superior para atuar nas áreas de ciência e tecnologia química, visando suprir as necessidades das empresas da área química, principalmente, as indústrias regionais e instituições públicas que têm atividades químicas. Além da formação técnica, o curso deve formar o cidadão para atuar responsavelmente com consciência de seu papel social, dos seus direitos e deveres para exercer sua profissão dentro dos princípios éticos e humanitários, e voltados para a preservação do meio ambiente (Química Ambiental).


ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O químico industrial tem como campo de atuação as indústrias químicas a exemplo de: petroquímica, sucroalcooleiras, saneantes e cosméticos, tintas e corantes, cimento e outras, os órgãos e empresas públicas ou privadas que fazem prestação de serviços na área química à sociedade, tais como: as companhias ou serviços que trabalham na área de tratamento de água, saneamento básico, ou órgãos que cuidam da proteção e preservação do meio ambiente e outras instituições que trabalham nas áreas de pesquisas ou estudos tecnológicos no campo da química.


ATRIBUIÇÕES DO QUÍMICO INDUSTRIAL

O químico industrial atua no processo de fabricação de produtos químicos, quer seja diretamente e/ou de uso indireto na produção de outros produtos industriais, faz estudos, ensaios, análises de substâncias puras, matérias-primas e produtos acabados oriundos das indústrias, é o responsável pela elaboração do manual de boas práticas de fabricação e controle do processo produtivo, atua na gestão da qualidade de processos industriais, tem competência para atuar no desenvolvimento de produtos, tais como: plásticos, metais, minérios, borrachas, fibras, corantes, papel, cimento, álcool, açúcar, bebidas em geral, fertilizantes e outros produtos de uso geral da sociedade. Além disto, o químico industrial tem competência de supervisionar e administrar laboratórios, emitir laudos técnicos de análises e laudos periciais sobre produtos ou serviços da área química, como também, apoiar trabalhos de pesquisa fundamental e aplicada dentro do segmento da química.


DURAÇÃO DO CURSO

Mínimo: 4 anos / 8 semestres

Máximo: 6 anos / 12 semestres

Últimas notícias

Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Campus I - Cidade Universitária - João Pessoa - PB - Brasil 
CEP: 58051-900