Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Graduação > Licenciatura em Pedagogia > Apresentação de Licenciatura em Pedagoria

Apresentação de Licenciatura em Pedagoria

por marcelosoares publicado 04/01/2026 05h00, última modificação 02/12/2021 11h09

O projeto de criação do Curso de Pedagogia representa um esforço no sentido de ampliar o escopo do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrária (CCHSA), desenvolvendo de forma mais complexa e sistemática as atividades de ensino, pesquisa e extensão no Campus III – Bananeiras.

Além de propiciar a criação de um ambiente acadêmico de pesquisa e reflexão sobre as relações de ensino e aprendizagem em suas múltiplas dimensões, esta iniciativa oferecerá à comunidade uma opção de qualificação profissional de nível superior que o nosso entorno social há muito demandava.

Este curso realiza o esforço de traduzir em seus objetivos e estrutura curricular essa necessidade de adequar as iniciativas do meio acadêmico às necessidades e características do meio social no qual ele está inserido. Por isso procurou-se incorporar a reflexão contemporânea sobre os novos métodos e recursos pedagógicos, e, ao mesmo tempo, conserva-se atento ter de uma iniciativa pedagógica que deve contemplar em seus fundamentos e propósitos a forte presença de traços culturais próprios ao mundo rural em nosso alunado e em seus futuros campos de trabalho,

As dificuldades educacionais da Paraíba, atestadas pelas estatísticas oficiais, comprovam a urgência com que deve ser encaminhada a busca de soluções na área de ensino, principalmente no Ensino Fundamental, cabendo à Universidade desenvolver recursos pedagógicos mais modernos e adequados às necessidades da educação num mundo em constante transformação. A criação do Curso de Pedagogia em nosso Campus é uma grande iniciativa nessa direção.

Identificação: Curso de Graduação em Pedagogia

Modalidade: Licenciatura em Pedagogia

Habilitação: Magistério em Educação para a Educação Infantil, Fundamental e Educação Escolar do Campo.

Turnos: Diurno e Noturno

Regime Acadêmico: Créditos

Tempo para integralização curricular - Diurno

• Mínimo: 08 (oito) períodos letivos
  • Máximo: 13 (treze) períodos letivos

Tempo para integralização curricular - Noturno

• Mínimo: 09 (nove) períodos letivos.
  • Máximo: 14 (quatorze) períodos letivos.

Carga Horária Total

• 3.210 horas/aula – 214 créditos

Base Legal:

• LDB nº. 9394/96;
  • Parecer CNE/CP nº. 05/2005;
  • Parecer CNE/CP nº. 03/2006;
  • Resolução nº. 34/2004 do CONSEPE/UFPB.