Apresentação
A Geografia como Curso superior na Paraíba teve seu inicio junto ao Curso de História, na então Faculdade de Filosofia da Paraíba (FAFI). Seu funcionamento foi autorizado pelo Decreto nº. 30.909 de 27 de maio de 1952, e reconhecido três anos depois pelo Decreto nº. 38.146 de 25 de outubro de 1955. Neste mesmo ano foi criada a Universidade da Paraíba, na qual foram reunidos os Cursos que faziam parte de Faculdades, como a própria FAFI, assim como também os Cursos das demais escolas isoladas. A Universidade da Paraíba surgiu sob a organização e o financiamento do Estado da Paraíba. No entanto, a sua federalização aconteceu em 1960, quando se transformou na Universidade Federal da Paraíba, atual UFPB.
Com o passar do tempo ocorreu à separação entre os Cursos de Geografia e História. A Geografia, agora desmembrada do Curso de História, passa a habilitar Bacharéis, e também fornecer diplomas de Licenciado para aqueles alunos que se orientavam por cursar as disciplinas pedagógicas.
Alguns anos depois, já em 1962, o Curso de Bacharelado foi extinto, sendo que o Curso de Licenciatura passou por uma reestruturação. Para o funcionamento do Curso de Geografia, foi criado junto à FAFI um gabinete para assuntos próprios, que posteriormente foi substituído pelo Departamento de Geografia, também vinculado a FAFI.
Com a Reforma Universitária, que começou a ser discutida em 1967 e implantada em 1968, a FAFI foi extinta, dando origem aos Institutos Centrais: Instituto Central de Filosofia e Ciências Humanas (ICFCH), Instituto Central de Letras (ICL), e Faculdade de Educação (FACE). A habilitação em Bacharelado retornou ao Curso de Geografia no ano de 1971, funcionando paralelamente com a de Licenciatura.
No ano de 1974 houve uma nova Reforma Universitária, chamada de Reforma Cêntrica. Esta reforma foi organizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no sentido de substituir os Institutos e Faculdades por Centros. Isso fez com que o Departamento de Geografia fosse extinto, resultando assim em que o Curso de Geografia fosse desmembrando internamente. As disciplinas das áreas de conhecimento vinculadas à Geografia Física e Geografia Regional passaram a formar o Departamento de Geociências, que por sua vez ficou vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). Já as disciplinas das áreas de conhecimento vinculadas à Geografia Humana integraram-se ao Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
Em 1977 ocorreu à reunificação dessas áreas, passando assim a integrar os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia, que passaram a funcionar junto ao Departamento de Geociências - DGEOC, do CCEN. É ai, neste Centro, onde os Cursos de Geografia estão inseridos até hoje.