Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Oferta de disciplinas no Período Letivo 2021.2 - Regular com excepcionalidades

Oferta de disciplinas no Período Letivo 2021.2 - Regular com excepcionalidades

publicado: 22/12/2021 15h42, última modificação: 26/01/2022 18h29

OFERTA DE DISCIPLINAS

A UFPB aprovou por meio da Resolução CONSEPE Nº 45/2021 a oferta de um Período Letivo Regular referente a 2021.2, com início em 21 de fevereiro e término em 25 de junho de 2022. Com isso, a maioria das disposições do Regulamento da Graduação (Resolução CONSEPE Nº 29/2020) ficam re-estabelecidas.

Há a previsão de componentes curriculares presenciais, híbridos e remotos, de acordo com excepcionalidades observadas pelas Coordenações de Curso e Departamentos - a depender do docente, das restrições de biossegurança e da retenção nas turmas.

Esta Coordenação observou as demandas discentes por vagas, tanto pelas taxas de ocupação de vagas em turmas, quanto pela aplicação de um questionário entre 26/10/2021 e 18/11/2021, com 301 respostas de 341 alunos no público-alvo (88% adesão). Assim como ocorreu no período letivo de 2021.1, os departamentos irão garantir uma oferta total da grade curricular do curso.

Calendário Acadêmico do Período Letivo 2021.2: http://www.prg.ufpb.br/prg/codesc/documentos/calendario-academico

HORÁRIO DAS DISCIPLINAS

Na tentativa de viabilizar um horário mais viável par aos discentes, a Coordenação utilizou algumas diretrizes. Havia um horário base para o curso 100% presencial, no qual as disciplinas de 4 créditos começam às 7h ou 13h e as disciplinas de 6 créditos começando às 9h ou 15h. Disciplinas de uma mesma linha ou que sejam pré-requisitos foram mantidas no mesmo bloco de horários, para facilitar a matrícula dos alunos desblocados. Além disso, o períodos do curso foram distribuídos nos dois turnos para otimizar a ocupação dos espaços.

A partir daí, as excepcionalidades foram aplicadas. Caso uma turma ou disciplina precisasse ficar remota por conta de alguma excepcionalidade - comorbidade do docente, retenção ou capacidade da sala - a referida turma era transferida pro contraturno, na mesma blocagem de horários.

Confira aqui o Horário das Disciplinas do Período Letivo 2021.2

MATRÍCULAS

As matrículas vão seguir as prioridades já conhecidas do Regulamento Geral da Graduação, ou seja, não serão por ordem de chegada.

Todos os alunos veteranos poderão fazer suas matrículas pelo https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/home.jsf, no caminho ENSINO>Matrícula Online>Realizar Matrícula.

Para conseguir realizar a matrícula via SIGAA, o aluno precisará solicitar pelo menos o número mínimo de créditos (16 créditos - 240 horas). Matrículas abaixo do número mínimo de créditos só poderão ser realizadas sob justificativa com requerimento à Coordenação.

Para consultar a lista de turmas ofertadas, com códigos, horários e professores, vocês podem ir na aba ENSINO>CONSULTAR TURMAS, marcar as opções "Ano-período 2021.2" e "Ofertadas ao Curso - ARQUITETURA E URBANISMO", depois clicar em Pesquisar.

Pode ser que hajam algumas alterações nas turmas até o início do período 2021.2, visto que poderão haver ajustes a depender da necessidade de adequação de vagas.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - DE PESQUISA

O Estágio Supervisionado I será ofertado em calendário diferenciado, após o período de matrícula em disciplinas.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - DE ESCRITÓRIO

A Coordenação recomenda que o aluno só faça matrícula em Estágio Supervisionado II já com o Termo de Compromisso de Estágio celebrado ou pelo menos com a proposta de estágio já efetivada. Lembrando que o local de estágio deve ser conveniado à UFPB e que os alunos devem solicitar autorização para estagiar pelo e-mail ccau@ct.ufpb.br e juliana.costa@academico.ufpb.br. Os estágios só passam a ser válidos após autorização da Coordenação.

Preparamos um guia para que vocês observem antes de cursar a disciplina, disponível neste link.