Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alterações curriculares no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo - CT - UFPB

Alteração no fluxograma do curso

Fluxograma, Arquitetura e Urbanismo, UFPB
publicado: 25/04/2019 16h28, última modificação: 25/04/2019 17h13

Contexto

O Projeto Pedagógico (PPC) atual do curso foi aprovado em 2012. Após a formação das primeiras turmas em 2017, o Núcleo Docente Estruturante, em conjunto com o Colegiado do Curso, detectaram a seguinte questão: altas cargas horárias e disciplinas nos semestres inicias do curso e falta de carga horária nos semestres finais do curso. A partir disso, propuseram uma alteração no fluxograma do curso, que embora não caracterizem uma mudança do PPC, objetivam-se a promover uma melhor distribuição de carga horária ao longo do curso, otimizando o tempo de formação e vivência dos alunos na instituição.

Deslocamento de disciplinas

Aqui você pode acessar o Fluxograma Proposto e o Fluxograma vigente desde 2012.

No fluxograma proposto, as seguintes disciplinas foram deslocadas:

• A disciplina Pesquisa aplicada à Arquitetura e Urbanismo será transferida do primeiro para o quarto período.
  • A disciplina Sistemas Estruturais I será transferida do primeiro para o terceiro período.
  • A disciplina Sistemas Estruturais II será transferida do terceiro para o quinto período.
  • A disciplina História da Arquitetura e Urbanismo III será transferida do quinto para o sexto período.
  • A disciplina História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil II será transferida do sexto para o sétimo período.
  • A disciplina História da Arquitetura e Urbanismo IV será transferida do sétimo para o oitavo Período.
  • A disciplina Estágio Supervisionado I será transferida do sexto para o sétimo período.
  • A disciplina Deontologia e Prática Profissional será transferida do oitavo para o nono período.

Deslocamento dos Conteúdos Complementares Optativos e Flexíveis

O fluxograma proposto orienta que estes conteúdos sejam integralizados entre o oitavo e nono período, onde há uma menor carga horária de componentes obrigatórios.

A quem se aplica esta mudança e quando entra em vigor?

A mudança no fluxograma entra em vigor a partir do semestre 2019.1. Para promover esta transição, as seguintes disciplinas não serão ofertadas em 2019.1: História da Arquitetura e Urbanismo III, Pesquisa Aplicada à Arquitetura e Urbanismo e Sistemas Estruturais I.

Isto significa que os alunos que ingressaram a partir do semestre 2017.1 deverão acompanhar o Fluxograma Proposto e os que ingressaram antes do semestre 2016.2, ou seja, que já tenham cursado História III, podem continuar a seguir o Fluxograma 2012.

Oferta de disciplinas - Horários 2019.1

Segue a proposta de horários para o semestre 2019.1: Proposta de horário das disciplinas 2019.1