Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Levantamento bibliográfico, primeiro passo para a pesquisa
conteúdo

Notícias

Levantamento bibliográfico, primeiro passo para a pesquisa

por Ana Roberta Mota publicado: 04/11/2019 08h06, última modificação: 24/11/2021 08h25
A Biblioteca Setorial do CCEN da UFPB autoriza a reprodução total ou parcial de seu conteúdo, desde que seja citada a fonte: Biblioteca Setorial do CCEN/UFPB.

O levantamento bibliográfico é o ponto inicial de uma pesquisa, por meio dele verificamos e aprofundamos o conhecimento registrado pelos pesquisadores no mundo. Como o próprio nome diz, levantamento bibliográfico é o levantamento de toda a bibliografia registrada sobre um determinado tema. Se vamos falar sobre determinado tema, temos que saber o que outras pesquisas e teóricos comunicam sobre o mesmo assunto e temas correlacionados. Para isto a biblioteca disponibiliza um conjunto de bases de dados e portais de pesquisa, ferramenta de busca (pesquisa integrada) e bibliotecárias com expertise em recuperação da informação para viabilizar a exequibilidade e êxito da pesquisa.

Para tanto, faz-se necessário atentarmos para alguns pontos primordiais durante o levantamento bibliográfico:

  1. Definir o tema;
  2. Delimitar o tema;
  3. Selecionar palavras-chave;
  4. Selecionar a base dados para realizar a pesquisa;
  5. Utilizar operadores booleanos e filtros de pesquisa para obtenção de um melhor resultado;
  6. Avaliar os resultados;
  7. Salvar os artigos/livros/documentos de interesse;
  8. Organizar as referências e fichamentos e/ou colecionar os documentos e fichamentos em um gerenciador de referências;
  9. Iniciar o processo de escrita.

Importa esclarecer que a maioria das publicações científicas são escritas em língua inglesa e grande parte do conteúdo das bases de dados estão nessa língua. Quanto mais abrangente você for nas suas palavras-chave, mais resultado o sistema irá recuperar. Tente usar língua inglesa como base para suas pesquisas que você trará as mais diversificadas descobertas da ciência para o seu trabalho. 

A biblioteca setorial do CCEN disponibiliza uma série de informações em seu website, as ferramentas necessárias para utilização e o serviço assistência ao pesquisador pode ser acionado durante todo processo de pesquisa bibliográfica. Por isso, não hesite em contactar-nos.

chat.png facebook.png instagram.jpg twitter.png