Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Data de uma publicação, como devo referenciar?

Data de uma publicação, como devo referenciar?

por Ana Roberta Mota publicado: 27/04/2022 08h53, última modificação: 27/04/2022 10h22
A Biblioteca Setorial do CCEN da UFPB autoriza a reprodução total ou parcial de seu conteúdo, desde que seja citada a fonte: Biblioteca Setorial do CCEN/UFPB.

DATA

• Devem ser indicadas as datas da publicação, manufatura, distribuição, execução, transmissão, gravação, acesso, entre outros.
  • O ano de publicação deve ser indicado em algarismos arábicos.
  • Caso não seja localizado o ano de publicação, deve ser indicado um ano, seja do copirraite (precedido da letra c em minúsculo e sem espaço), da distribuição, da impressão, entre outros.
  • Deve ser indicado o ano equivalente do calendário gregoriano, separado por sinal de igualdade, no caso de data oriunda de outros sistemas de calendários, como o judaico, o bahai, o nepalês, entre outros.
  • Se nenhum ano de publicação, distribuição, copirraite, impressão, entre outros, puder ser localizado no documento, deve ser indicado um ano, entre colchetes.
  • Nas referências de vários volumes de um documento, produzidos em um período, devem ser indicados os anos (o mais antigo e o mais recente da publicação), separados por hífen.
  • Em caso de publicação periódica encerrada, devem ser indicados os anos inicial e final do período de edição.
  • O mês (se houver) deve anteceder o ano e ser indicado de forma abreviada, no idioma original da publicação.
  • Se constarem na publicação, em lugar dos meses, as estações ou as divisões do ano em trimestres, semestres, entre outros, indicam-se os primeiros como figuram no documento e abreviam-se os últimos.
  • Se constar na publicação mais de um mês ou estação, indicar o início e o final do período, separados por uma barra oblíqua.
  • O dia deve ser indicado em algarismos arábicos e anteceder o mês, separado por um espaço. Se necessário, indicar a hora de publicação e do acesso ao documento, após as respectivas datas.

EXEMPLOS:

1. JAMES, E. L. Cinquenta tons de cinza. Tradução: Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012. (Trilogia Cinquenta tons de cinza, 1).
  2. CIPOLLA, Sylvia. Eu e a escola 2ª série. São Paulo: Paulinas, c1993.
  3. PAIM, Zaken Sidinei. No princípio. Boletim Ouve Israel, Curitiba, 26 Tishrei 5766 = 29 out. 2005. Disponível em: http://www.israelitas.com.br/boletim/boletimVer.php?%20id=48&nomerosh=. Acesso em: 21 jun. 2012.
  4. [1971 ou 1972] um ano ou outro.
  5. [1969?] ano provável.
  6. [1973] ano certo, não indicado no item.
  7. [entre 1906 e 1912] usar intervalos menores de 20 anos.
  8. [ca. 1960] ano aproximado.
  9. [197-] década certa.
  10. [197-?] década provável.
  11. [18--] século certo.
  12. [18--?] século provável.
  13. RUCH, Gastão. História geral da civilização: da Antigüidade ao XX século. Rio de Janeiro: F. Briguiet, 1926-1940. 4 v.
  14. GLOBO RURAL. São Paulo: Rio Gráfica, 1985- . Mensal.
  15. DESENVOLVIMENTO & CONJUNTURA. Rio de Janeiro: Confederação Nacional da Indústria, 1957-1968. Mensal.
  16. BENNETTON, M. J. Terapia ocupacional e reabilitação psicossocial: uma relação possível. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 11-16, mar. 1993.
  17. MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofía de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofía, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.
  18. FIGUEIREDO, E. Canadá e Antilhas: línguas populares, oralidade e literatura. Gragoatá, Niterói, n. 1, p. 127-136, 2. sem. 1996.
  19. ALCARDE, J. C.; RODELLA, A. A. O equivalente em carbonato de cálcio dos corretivos da acidez dos solos. Scientia Agricola, Piracicaba, v. 53, n. 2/3, p. 204-210, maio/dez. 1996.
  20. RIBEIRO, Edilene. Entenda como a posição do sol pode interferir na compra do imóvel. Metro News, São Paulo, 20 jun. 2013. Imóveis & Afins, p. 1.
  21. RODRIGUES, Artur; MANSO, Bruno Paes; ZANCHETTA, Diego. As faces do movimento nas ruas. Estadão.com.br, São Paulo, 19 jun. 2013, 23:09. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,as-faces-do-movimento-nas-ruas,1044494,0.htm. Acesso em: 20 jun. 2013, 10:05.

Referência

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

A NBR 6023 pode ser acessada gratuitamente, pelos discentes, docentes e técnico-administrativos da UFPB:

Na rede UFPB:

Website: https://www.gedweb.com.br/ufpb

Fora da Rede UFPB:

Proxy da UFPB - Se você usa o Windows, baixar o Firefox UFPB (e usar credenciais do SIGAA).

Para ter acesso às dicas de normalização publicadas nas redes sociais e no website clique aqui

Mais informações, contate-nos: