Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Serviço de normalização acadêmica em bibliotecas universitárias

Serviço de normalização acadêmica em bibliotecas universitárias

Projeto de extensão desenvolve ações voltadas para normalização acadêmica
publicado: 12/04/2021 10h23, última modificação: 19/04/2021 10h01

As Bibliotecas universitárias atuam como apoio no ensino, na pesquisa e na extensão e têm como principal foco a promoção do acesso e uso da informação. Assim, as bibliotecas desenvolvem práticas de informações associadas ao processo de ensino-aprendizagem contribuindo para a formação da comunidade que faz uso dos serviços disponibilizados.

É papel das bibliotecas oferecer instrumentos, métodos e técnicas de busca e uso da informação para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, pessoais e profissionais das pessoas que utilizam esses serviços (CAREGNATO, 2000).

A informação é entendida como um elemento importante no processo de mudança do estado de conhecimento das pessoas. Nesse sentido, elas estão cada vez mais se deparando com o acúmulo de informações, necessitando criar estratégias para verificar a validade de informações com que se depara no cotidiano.

Nesse contexto, a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba desenvolve o projeto de extensão - Lugar da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem (LICA) que tem como objetivo contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento na pesquisa e na escrita de trabalhos acadêmicos.

A competência em informação é a capacidade de que as pessoas têm de canalizar seus próprios conhecimentos para agir em uma determinada situação (GASQUE, 2013). As autoras Brisola e Romeiro (2018) nos apresentam o conceito de Competência Crítica em Informação como uma forma mais ampla do conceito de Competência em Informação e embora os conceitos se entrecruzam no acesso, busca e uso da informação elas atribuem um caráter ético e crítico de maneira que o sujeito possa avaliar com precisão as fontes de informações utilizadas.

Para Brisola e Romeiro (2018, p.75) a Competência Crítica em Informação prepara o usuário a ter uma visão crítica da informação, e também “para distinguir entre o que é relevante e/ou irrelevante, buscar fontes seguras de informação, hierarquizar as informações, utilizá-las, produzir novas informações, ser criativo, contextualizar etc.”. Da mesma maneira, Campello (2008) cita as habilidades de “localizar, interpretar, analisar, sintetizar e comunicar informação” como subjetivo do indivíduo que desenvolveu a competência em informação.

Assim, o projeto LICA se propôs a oferecer diversos instrumentos e técnicas para auxiliar as pessoas no processo de desenvolvimento de suas competências e no estímulo do potencial criativo para as atividades acadêmicas e profissionais.

Esses instrumentos e técnicas se resumem a uma série de webconferênicas, workshops, oficinas e cursos promovidos ao longo do ano. Essas atividades foram realizadas inicialmente na plataforma WebConf da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), no Canal do YouTube da Biblioteca do CCA e também no Classroom.

É a Universidade que preocupada com a qualificação do ensino e o rigor da aprendizagem para o progresso da ciência que estabelece na padronização dos trabalhos acadêmicos, um valioso instrumento na elaboração e apresentação da produção científica (CRESPO; RODRIGUES, 2011).

A Biblioteca é o referencial no que tange aos aspectos de normalização documentária, seu papel é de atuar como fonte de informação e promotora dos serviços que contribuem para melhorar a qualidade dos trabalhos acadêmicos.

.
BRISOLA, Anna Cristina; ROMEIRO, Nathália Lima. A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 68-87, set. 2018.

CAMPELLO, Bernadete Santos. A competência informacional na Educação para o século XXI. In: CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed., 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CAREGNATO, Sônia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, jan./dez. 2000.

CRESPO, Isabel Merlo; RODRIGUES, Ana Vera Finardi. Normas técnicas e comunicação científica: enfoque no meio acadêmico. Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v.9, n.1, p.3655, jul./dez. 2011.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência em informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9,jan./jun. 2013.

Edilson Targino de Melo Filho
Bibliotecário-Documentalista BS/CCA/UFPB
Doutor em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ)