Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > II Encontro dos Projetos de Extensão Sistema de Bibliotecas

II Encontro dos Projetos de Extensão Sistema de Bibliotecas

O encontro reuniu diversos projetos de extensão na área de biblioteconomia

publicado: 06/08/2023 19h42, última modificação: 06/08/2023 19h42

Na quinta-feira, dia 20 de julho, das 9h às 17h, ocorreu o esperado II Encontro dos Projetos de Extensão Sistema de Bibliotecas na Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres, localizada no Campus II em Areia, Paraíba.

O evento reuniu diversos projetos de extensão relacionados à área de biblioteconomia, com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre os participantes. Cada projeto trouxe sua contribuição única para o encontro, enriquecendo ainda mais a troca de informações e aprendizados.

A programação foi diversificada e incluiu momentos culturais, palestra, almoço, visita ao Museu da Rapadura e apresentação dos projetos pelos extensionistas e/ou suas coordenações.

Na parte da manhã, ocorreu a mesa redonda "Extensão em bibliotecas" foi ministrada por Gilvanedia Ferreira Mendes da Silva, Maria de Lourdes Teixeira da Silva, Júccia Nathielle do Nascimento Oliveira e Jacqueline de Castro Rimá, com mediação de Lucianna Silvestre de Castro Azevêdo. Esse momento proporcionou reflexões importantes sobre o papel da extensão universitária na área das bibliotecas e sua relevância para a comunidade.

Após um almoço de confraternização, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Museu da Rapadura, uma atividade que agregou conhecimento cultural à experiência do encontro e contou um pouco sobre a história da cidade sede do encontro.

Posteriormente, ocorreu a apresentação dos projetos pelos extensionistas, onde cada grupo pôde compartilhar suas vivências, resultados e impactos alcançados com suas ações junto à comunidade.

O evento demonstrou a importância da extensão universitária na área da biblioteconomia, fortalecendo o compromisso social e acadêmico das instituições de ensino superior com a comunidade em que estão inseridas.

Confira os projetos de extensão que participaram do encontro:

• A Reconstrução da memória do CCA-UFPB: coleções especiais e históricas da Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres, coordenado por Cauby Dantas e Juccia Nathielle do Nascimento Oliveira.
  • Andanças Culturais: os jornais areienses e os sonhos de liberdade, coordenado por Edilson Targino de Melo Filho.
  • Associação profissional de Bibliotecários da Paraíba nas redes sociais: divulgação e difusão de suas ações, coordenado por Katiane da Cunha Souza.
  • Cine Bruxaxá: uma experiência cineclubista na cidade de Areia, coordenado por Wilson Xavier e Edilson Targino de Melo Filho
  • ComunicAção digital: a informação em rede, coordenado por Lucianna Silvestre de Castro Azevêdo.
  • Criação, manutenção e difusão de Bibliotecas Digitais de grupos de extensão e pesquisa da UFPB, coordenado por Geysa Flavia Câmara de Lima Nascimento.
  • Extensão universitária e educação antirracista: relações étnico-raciais e africanidades, coordenado por Maria de Lourdes Teixeira da Silva.
  • Fortalecendo laços, construindo pontes: a APB/PB no apoio à implantação e qualificação de bibliotecas públicas na Paraíba, coordenado por Gilvanedja Ferreira Mendes da Silva.
  • Lugar da informação, do conhecimento e da aprendizagem: coleções de periódicos especializados como fontes de informação, coordenado por Edilson Targino de Melo Filho.
  • Paraíba Literária: tratamento, organização e disponibilização da produção literária de autores(as) paraibanos(as), coordenado por Jacqueline de Castro Rimá.