Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > E agora? a Biblioteca está fechada

E agora? a Biblioteca está fechada

Veja como continuar utilizando os serviços da Biblioteca sem sair de casa
publicado: 17/03/2020 15h08, última modificação: 17/03/2020 15h08

Você pode continuar utilizando os serviços da Biblioteca Setorial fazendo proveito das Bibliotecas Virtuais e portais de pesquisa de dados que o Sistema de Bibliotecas da UFPB disponibiliza a toda comunidade acadêmica. Importante seguir as recomendações dos órgãos de saúde e se puder evitar sair de casa, melhor!Portais de pesquisa

Fique por dentro!

A Biblioteca Virtual – Pearson é um acervo digital composto por milhares de títulos, que abordam diversas áreas de conhecimento (administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo e outras). Para acessar a Biblioteca você deve fazer o login no SIGAA da UFPB, e acessar esta sequência no menu: Biblioteca > Pesquisar Livros e Bases Digitais > Biblioteca Virtual Pearson. Conheça também o Manual de Uso da BV.

A biblioteca virtual E-volution disponibiliza acesso a e-books nas áreas da medicina, saúde, enfermagem, ciência & tecnologia, administração, economia, engenharias, Ti e computação, com idioma português.

Dot.lib disponibiliza acesso a base de livros digitais Atheneu com diversos livros na área de Medicina e Ciências da Saúde, além de acesso a bancos de dados que trabalham com evidências e clinica médica: a Cochrane Library, a Cochrane Clinical Answer e a Essential Evidence Plus da Editora Wiley.

O Sistema de Biblioteca da UFPB disponibiliza através do sistema Target GEDWeb um  acervo de Normas Brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é parecida com a que a entidade dá para evitar outras doenças como a gripe. Ou seja, é importante manter boa higiene das mãos e também ficar atento ao ambiente para manter boas condições respiratórias.

A equipe da Minha Biblioteca informa sobre a atualização do catálogo do mês de dezembro/2018, já disponibilizado para download. Minha Biblioteca  é uma base de livros eletrônicos, em português, que reúne milhares de  títulos acadêmicos das diversas áreas do conhecimento.  Para acessar a Biblioteca você deve fazer o login no SIGAA da UFPB, e acessar esta  sequência no menu: Biblioteca >  Pesquisar Livros e Bases Digitais > Minha Biblioteca.

Ebook Central (EBC) é uma biblioteca digital que disponibiliza em sua coleção 238.183 ebooks. Possui interface simplificada, possibilidade de baixar livros inteiros e fazer buscas nos textos baixados em PDF, filtros de pesquisa na página de resultados e muito mais. Para ter acesso você pode usar a mesma ID da Ebrary, tendo apenas que redefinir a senha no primeiro acesso clicando em "Password Reset" na página de login.

Research Library é um portal de periódicos eletrônicos da ProQuest, com coleção de 6.400 títulos disponíveis. Possui artigos em vários  idiomas e em mais de 150 assuntos diferentes. Permite download completo. A base contempla ainda revistas e jornais.

A vLex é uma base de dados jurídica que integra livros, periódicos e revistas de todo o mundo com o texto completo, e também legislação e jurisprudência atualizadas de mais de 100 países. Trata-se de uma base de dados jurídica global que atualiza a informação diariamente e  que disponibiliza todos os conteúdos na Internet (inclusive os livros e periódicos).

Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

O portal EduCapes compila conteúdos educacionais abertos e disponibiliza através   do repositório de objetos de aprendizagem, material didático dos cursos do sistema    Universidade Aberta do Brasil (UAB). O conteúdo pode ser acessado gratuitamente por    cidadãos de todas as regiões do Brasil, através do endereço O repositório engloba em     seu acervo textos em formato PDF, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, vídeo-aulas, planos de aula e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta ou sob domínio público. É possível baixar os conteúdos ou usá-los online.

Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB disponibiliza os periódicos científicos  elaborados ou gerenciados pelos pesquisadores da instituição para a comunidade científica  nacional e internacional.

Portal Domínio Público constitui-se é um ambiente virtual que permite coleta, integração, preservação e compartilhamento de conhecimentos. Seu principal objetivo é promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos),  já em domínio público ou que tenham sua divulgação autorizada.

No RI (Repositório Eletrônico Institucional) da Universidade Federal da Paraíba você encontra  produções acadêmicas de discentes (monografias, TCCs, relatórios de  Conclusão de  Curso), além da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de  informação de teses e dissertações das instituições de ensino e pesquisa brasileiras. O RI é uma iniciativa de  profissionais  da informação do CCEN, do Grupo de Pesquisas vinculado ao CNPq WRCO e do STI. Contato: ri@ufpb.br