Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Extensão - Práticas investigativas I

Curso de Extensão - Práticas investigativas I

Projeto de Extensão LICA promove curso de extensão voltado para elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso
publicado: 20/08/2020 11h02, última modificação: 20/08/2020 11h07

O Projeto de Extensão Lugar da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem (LICA) irá promover cursos extensão voltados para a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O primeiro será "Práticas investigativas I - trabalhos acadêmicos", com carga-horária de 15 horas, no período de 25/08/2020 a 24/09/2020. O segundo, Práticas Investigativas II - trabalhos acadêmicos, é continuidade do primeiro com carga-horária de 20 horas e será realizado no período 01/10/2020 a 27/10/2020.

Os cursos são totalmente gratuitos e terão certificação. Os cursistas poderão obter certificados para cada curso ou um único certificado com 35 horas. As aulas serão síncronas e assíncronas realizadas na plataforma YouTube, no canal da Biblioteca do CCA e no plataforma Google Classroom.

O programa desse primeiro curso de Extensão é proporcionar aos cursistas uma introdução à prática investigativa, considerando os elementos teórico-metodológicos da produção de conhecimentos, assim como uma apresentação das características, uso e critérios de avaliação dos diversos tipos de fontes de informação. Poderão ainda compreender os elementos que compõe uma boa escrita científica e algumas noções de direitos autorais.

O primeiro curso Práticas Investigativas I tem como objetivo compreender as práticas de investigação científica, identificando fontes de informações relevantes para a pesquisa. Os cursistas terão contato com subsídios para uma escrita de alta performance, além de conhecer os principais elementos que caracterizam os direitos autorais.

O público alvo são os estudantes que estão em processo de conclusão de curso. Outros interessados poderão participar do curso ou assistir aulas que ficarão disponíveis no canal da Biblioteca.

Esse primeiro conta conta com professores de peso de várias instituições do país.

Dr. Erinaldo Dias - Universidade Federal do Goias (UFG)

Dra. Ilaydiany Silva - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Dra. Tatiana Brandão Fernandes - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Ma. Vanessa Alves Santana - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

As convidadas e o convidado demonstrarão por meio de aulas expositivas técnicas, ações e elementos necessárias para construção de um Trabalho de Conclusão de Curso.

Segundo o coordenador do projeto o bibliotecário Edilson Targino esses cursos inauguram a 3ª fase das atividades planejadas e são uma oportunidade de socializar com os interessados os conhecimentos adquiridos na primeiro e na segunda fase série de webconferências e série de estudos das normas, respectivamente. Para o coordenador vivemos um momento importante em relação a educação e ao ensino, onde devem ser criadas várias oportunidades de acesso à educação, à informação para o público em geral e essas atividades demonstram uma ação concreta do projeto nesse sentido, explica Edilson.

As inscrições se encontram abertas e para realizá-la basta acessar a plataforma Google Classroom e colocar o código da turma: xrrqzld

A primeira aula está agendada para o próximo dia 25/08/2020 (terça-feira), às 19h, no Canal do YouTube da Biblioteca do CCA, com o professor Erinaldo Dias (UFG).

Maiores informações poderão ser obtidas no e-mail: lica.bscca.ufpb@gmail.com