Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Conferência sobre Design da pesquisa: como elaborar um projeto de pesquisa?

Conferência sobre Design da pesquisa: como elaborar um projeto de pesquisa?

#ColetivoDeSaberes discutiu os principais aspectos metodológicos na elaboração de projeto de pesquisa
publicado: 11/06/2020 18h57, última modificação: 11/06/2020 18h57

A série de webconferência denominada #ColetivoDeSaberes teve como convidada a docente Gabriela Tavares, doutora e mestra em Administração, com especialização em Educação de Jovens e Adultos todos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Gabriela é professora efetiva do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da UFPB, na área de Administração Geral, Planejamento de Carreira e Metodologia da pesquisa com ênfase em métodos qualitativos na administração.

A Webconferência foi realizada às 15h, no dia 09 de junho de 2020, e teve como tema principal DESING DA PESQUISA: COMO ELABORAR UM PROJETO? O objetivo da conferência foi evidenciar informações sobre o conhecimento de elaboração de um projeto bem estruturado com organização textual. A conferencista abordou informações sobre pesquisa nos periódicos capes, utilização de operadores booleanos, incorporando a normalização, dispondo de eficiência estrutura e de informação.

Gabriela abordou a forma com elaborar um projeto falando sobre os conceitos, campo metodológico, as diferenças entre abordagens qualitativas e quantitativas, também a importância de ressaltar os conceitos do tema da sua pesquisa e a evolução histórica, assim como os elementos que contribuem para fazer uma boa justificativa. Gabriela ressalta que uma das etapas mais importantes nesse processo introdutório do projeto de pesquisa é o posicionamento e a depender do nível teórico da pesquisa (monografia, dissertação ou tese) o projeto exigirá um posicionamento mais coerente com as questões da pesquisa. A conferencista apresentou vários elementos a partir da sua experiência de doutoramento e evidenciou algumas dicas sobre fazer uma boa busca, leitura e síntese do material, como realização de um cronograma com organização e dedicação de forma exequível para realização.

Na parte da apresentação dos resultados Gabriela ressaltou a importância de organizá-los conforme os objetivos, pois isso irá levar o leitor a uma melhor compreensão dos dos dados. É interessante utilizar quadros, figuras, gráficos, tabelas, mas tudo com o devido cuidado explicado para minimizar os erros de interpretação e, por fim recomendou fazer uma síntese ao final de cada seção, porque a retomada desses pontos em um  único parágrafo coeso contribui para fixação do que se está lendo.

Em relação às dificuldades encontradas durante o processo de elaboração do projeto Gabriela ressaltou que elas são normais. Costumam aparecer e para lidar bem com elas é preciso exercitar a leitura e a capacidade de síntese, fazer uma boa busca em fontes de informações confiáveis, elaborar um bom cronograma com organização e planejamento das datas. É preciso também perceber o momento de pensar e descansar, permitir que o orientador faça seu papel de orientar, vivenciar as experiências e gravar as reuniões com o orientador, essas dicas contribuem muito para melhoria da pesquisa.

Por fim, Gabriela destacou as principais perguntas encaminhadas pelos participantes no ato da inscrição e respondendo a cada uma com exemplos e dicas.

A série de Webconferência é realizada pelo Projeto de Extensão Lugar da Informação, do conhecimento e da aprendizagem (LICA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus II. A conferência foi transmitida via link da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e registrou mais de 750 acessos e 80 acessos IPs assistindo simultaneamente. Todas as conferência da série #ColetivoDeSaberes vem alcançando um público de diversas localidades e a conferência da docente Gabriela não foi diferente, obtendo um público de várias instituições como UFRJ, UFPB, UFF, IF Goiano, UFCA, UFPA, IFRO, FACET, IFBA, UFCA, ESMAFE/RS, UFCG,  UFRJ, UFRN, UFPE, UFCG, UFC, UFAL, entre outras.

Além de diversos profissionais como Docentes, Bibliotecários, Graduandos, Pós-graduandos, Técnicos em assuntos educacionais, Agricultores, Administradores, Pedagogos e Estudantes de diversas áreas, entre outros.

Gabriela disponibilizou o material da sua apresentação que pode ser encontrado aqui.

Texto
Maria Luana da Silva