Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > #ColetivoDeSaberes - conhecimentos compartilhados, saberes coletivos

#ColetivoDeSaberes - conhecimentos compartilhados, saberes coletivos

Biblioteca Setorial promove ação coletiva por meio do diálogo de saberes
publicado: 05/06/2020 13h14, última modificação: 05/06/2020 14h24

O Coletivo De Saberes desenvolvido pela Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias (BSCCA) da Universidade Federal da Paraíba em parceria com os projetos de extensão por ela desenvolvidos surge como uma proposta de partilha de experiências e conhecimentos em um contexto de isolamento social.

Embora cada projeto desenvolva suas atividades de acordo com seus próprios objetivos e dentro dos seus respectivos campos teóricos, há um ponto de convergência na biblioteca setorial para o conhecimento produzido e partilhado nas ações de extensão. Por essa razão, o Coletivo busca reunir e disseminar esta multiplicidade de saberes contemplados pelos projetos de extensão.

As ações são feitas por meio de WebConferências realizadas, sobretudo para promover a formação dos extensionistas como auxílio para realização das atividades que compete a cada projeto. Observando os temas propostos para cada uma das webconferências, as competências e habilidades dos palestrantes convidados, aproveitando o momento de pandemia e utilizando das tecnologias as conferências foram abertas para o público em geral.

A caminho da 12ª edição, a iniciativa proporcionou a participação de diversos profissionais e estudantes de vários lugares do Brasil e de outros países, como Argentina e Portugal. Estudantes de graduação e pós-graduação das ciências humanas, sociais, exatas, saúde e agrárias, entre elas podemos destacar Ciência da Informação, Educação, Direito, História, Química, Enfermagem, Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Engenharias entre outras estiveram presentes nas conferências.

A ação é um sucesso de público, sobretudo porque proporciona uma ampla participação de profissionais.

O #ColetivoDeSaberes agregou a participação de mais de 1.200 pessoas em todas as edições até então realizadas. A ação é um sucesso de público, sobretudo porque proporciona uma ampla participação de profissionais, demonstrando o caráter multidisciplinar do evento. Entre bibliotecários, docentes, historiadores, pesquisadores, agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários as experiências se somam e produzem um efeito aglutinador de saberes coletivos e partilhados.

É utilizado a plataforma Webconf que é um serviço de web comunicação colaborativo, que possibilita o uso de recursos de áudio e vídeo, além de recursos didático-pedagógicos como slides. O serviço é desenvolvido pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e disponibilizado a todas instituições que fazem parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). A proposta dos organizadores ao utilizar a plataforma é fortalecer um serviço criado e disponibilizado por uma renomada rede de instituições públicas. Segundo eles, a única dificuldade encontrada na utilização da plataforma é que não foi dada pelo administrador institucional a possibilidade de gravar as conferências e poder disponibilizar para o público em geral, apesar da plataforma possuir esse recurso.

Iniciativas como esta são de grande importância para dar visibilidade às universidades, as bibliotecas e as ações de extensão principalmente neste momento de pandemia, em que o trabalho dos servidores (técnico-administrativos e docentes) e a colaboração dos discentes tornam-se fundamentais para manter acesa a relação da universidade com a sociedade.

Texto colaborativo
Edilson Targino de Melo Filho