Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cinema paraibano: aspectos formativos, janelas de exibição e conjuntura
conteúdo

Notícias

Cinema paraibano: aspectos formativos, janelas de exibição e conjuntura

Pesquisador Kleyton Canuto abordou a interiorização do audiovisual paraibano na webconferência promovida pelo Cine Bruxaxá
publicado: 07/06/2020 16h54, última modificação: 07/06/2020 16h54

      No dia 02 de junho (terça-feira) realizou-se a webconferência “Interiorização do audiovisual paraibano: aspectos formativos, janelas de exibição e atual conjuntura”. O evento foi organizado pelos membros do Projeto de Extensão Cine Bruxaxá em parceria com a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias (BSCCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

      A palestra foi proferida por Kleyton Jorge Canuto, Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Doutor em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizador audiovisual, ator e diretor. Como a proposta do Projeto Cine Bruxaxá consiste  na formação de um cineclube, o nome de Kleyton Canuto foi pensado para que pudesse haver uma aproximação do público com alguns aspectos do audiovisual paraibano.                                                

      Kleyton seguiu três eixos norteadores para sua apresentação, abordando primeiramente os aspectos formativos do audiovisual na Paraíba, as janelas de exibição, onde foram apresentados os cineclubes, festivais e mostras existentes no estado e por fim, a atual conjuntura, mostrando o contexto de organização do audiovisual no interior paraibano.

      O público presente era formado por pessoas de diversas localidades do país, como  Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Também foi possível identificar uma grande diversidade de instituições às quais este público é vinculado, como: UFPB, IFPB, UFPE, IFSC, Faculdade Estácio-MG, UFCA, IEPB, UEPB, IBICT-UFRJ, entre outras. A conferência contou com 48 pessoas presentes na sala de transmissão, além de 152 acessos no link de streaming disponibilizado pela plataforma Webconf, através da qual o evento foi realizado. 

      Kleyton iniciou sua palestra chamando atenção para a conjuntura nacional atual, onde não  não só o audiovisual mas a cultura brasileira vem enfrentando muitas dificuldades. Em seguida abordou os aspectos formativos do audiovisual na Paraíba fazendo um resgate de sua história no interior. Através de uma breve explanação sobre o filme de 1929 que é considerado como a obra que funda o cinema paraibano “Sob o céu nordestino” com direção de Walfredo Rodriguez, Kleyton mostra que a gênese do cinema no estado surge com um olhar para o interior. Destacou ainda que a partir da era digital há uma expansão do audiovisual no território paraibano, pois foi possível conectar os três principais elos da cadeia produtiva do setor: a formação, a produção e a exibição.  

      Sobre a atividade cineclubista na Paraíba, Kleyton destacou seu papel educativo e promotor de difusão e acesso ao cinema, sendo uma das primeiras portas de acesso para o processo de interiorização. Porém, ressaltou que existem algumas dificuldades em se mapear a forma como se opera suas atividades no estado uma vez que não há uma efetiva comunicação entre os grupos.                     

      Com relação às janelas de exibição do audiovisual na Paraíba, Kleyton apresentou um panorama geral dos festivais e mostras realizados no estado fazendo um recorte temporal e territorial, apontando para a contribuição no desenvolvimento regional nos campos da arte, cultura, turismo, microeconomia e identidade local. Apresentou também algumas dificuldades enfrentadas para a realização dos eventos como a eventual falta de apoio dos poderes públicos a depender da gestão vigente.

      Finalizando depois de pouco mais de 1 hora de exposição, Kleyton abordou alguns pontos sobre a atual conjuntura do audiovisual paraibano, chamando atenção para a necessidade de uma articulação em rede para viabilizar as atividades do setor. Destacou ainda a ausência de políticas públicas contínuas na Paraíba, de modo que o principal modo de fomento da área atualmente são os editais.                   

     

      Em seguida abriu-se o debate para a participação do público, que fez suas perguntas, comentários e elogios pelo chat da plataforma bem como por áudio e vídeo, completando-se assim, cerca de 3 horas de conferência.

    De acordo com Renalle, extensionista do projeto Cine Bruxaxá, “a web conferência com Kleyton Canuto nos apresentou a trajetória do cinema na Paraíba e como a arte movimenta a vida das pessoas através dos    festivais e das mostras que acontecem principalmente no interior. Além disso, nos mostrou as dificuldades e as glórias que a profissão traz, nos fazendo valorizar e apreciar o cinema da nossa região”.

 

Texto
Magnólia Felix de Araújo