Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Bibliotecas da UFPB publicam protocolo para retomada das atividades presenciais
conteúdo

Notícias

Bibliotecas da UFPB publicam protocolo para retomada das atividades presenciais

Bibliotecas Setoriais do Centro de Ciências Agrárias e do Centro de Informática apresentam medidas e ações para retomada de atividades presenciais
publicado: 06/01/2021 11h30, última modificação: 06/01/2021 12h52

     As Bibliotecas Setoriais do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do Centro de Informática (CI) prepararam o Protocolo para retomada das atividades presenciais. O documento foi estruturado pensando nas atividades em comum desenvolvidas pelas duas bibliotecas e, observando, entretanto, as particularidades que envolvem os setores que compõem as bibliotecas, sobretudo a estrutura.

     O Protocolo tem como objetivo planejar e dar segurança para a retomada das atividades presenciais nas bibliotecas setoriais. Foi desenvolvido pelos profissionais bibliotecários que atuam nessas unidades. Estes profissionais  sistematizaram e parametrizaram as rotinas e os processos administrativos a serem implantados no ambiente de trabalho das bibliotecas, cujo objetivo é conter a propagação do coronavírus.

     As medidas estabelecidas no Protocolo foram pensadas a partir de quatro perspectivas: equipes de trabalho, acesso físico, acervo e higienização e limpeza. Essas ações têm fundamento nas diretrizes dos órgãos de saúde nacionais e internacionais, nos estudos sobre a presença do coronavírus em ambientes de bibliotecas e nas recomendações dos órgãos de classe da Biblioteconomia e da Ciência da Informação.

     Para o diretor do CCA/UFPB, Manoel Bandeira, a criação do Protocolo desenvolvido em parceria pelas Bibliotecas dos dois Centros de Ensino da UFPB “demonstra a necessidade e a importância de termos um trabalho conjunto onde diferentes experiências e demandas convergem para o estabelecimento de um Plano que pretende garantir a segurança da comunidade acadêmica”, destacou o diretor.

    Segundo o bibliotecário, Rogério Marques, coordenador da Biblioteca Setorial do CI, foi enriquecedor poder trabalhar em conjunto com outros profissionais, estudando e buscando soluções para atender as necessidades de cada biblioteca. Para Rogério, “as bibliotecas só têm a ganhar com essa união e, consequentemente, fortalece o Sistema de Bibliotecas da UFPB”.

     De acordo com a bibliotecária, Juccia Nathielle, coordenadora adjunta da Biblioteca Setorial do CCA, a adequação do ambiente, os materiais para a implantação do protocolo foram solicitados à UFPB e tão logo, a instituição aprove o seu protocolo de biossegurança as unidades poderão, consequentemente implantar os seu protocolo.

 Confira o Protocolo para retomada das atividades presenciais nas Bibliotecas.