Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Bibliotecários do CCA ministram oficina sobre preservação e conservação

Bibliotecários do CCA ministram oficina sobre preservação e conservação

A oficina foi realizada no Museu Regional de Areia e tratou sobre acervos de papel
publicado: 05/11/2019 08h23, última modificação: 05/11/2019 08h23

No dia 01 de novembro os bibliotecários do CCA, Juccia Nathielle e Edilson Targino, ministraram a oficina Preservação e Conservação de acervos de papel no Museu Regional de Areia. A oficina realizada no período da manhã fez parte da programação da Feira Literária de Areia. Na ocasião os participantes tiveram contato com os conceitos de preservação, conservação, restauro e conheceram algumas técnicas de preservação e conservação de acervos.

Participaram da oficina os integrantes do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Tecnologia, Educação, Cultura e Diversidade (NUPEDI) do IFPB/Campus Patos, além de servidores Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

No período da tarde, os integrantes do NUPEDI puderam conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Areia. A arquiteta Natália Azevedo apresentou os principais desafios do processo de tombamento da cidade e os avanços das atividades desde que o escritório foi montado em 2018. O bolsista de extensão Rogério Pereira apresentou ao grupo algumas peças das coleções históricas que compõem o acervo especial da Biblioteca, explicando as técnicas utilizadas no tratamento e acondicionamento desse material.WhatsApp Image 2019-11-04 at 19.36.22.jpeg

Estes momentos nos deixam muito satisfeitos com o nosso trabalho, pois possibilita trocar experiências e estreitar os laços institucionais, contam os bibliotecários.