Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Andanças culturais: jornais areienses e os sonhos de liberdade
conteúdo

Notícias

Andanças culturais: jornais areienses e os sonhos de liberdade

Biblioteca Setorial do CCA/UFPB retoma projeto de extensão voltado para os jornais impressos da cidade de Areia/PB
publicado: 12/07/2022 14h37, última modificação: 12/07/2022 14h37

     O projeto de extensão Andanças culturais retoma suas atividades em 2022 com o objetivo de desenvolver ações integradas de extensão e pesquisa para preservação e conservação do acervo de jornais impressos da cidade de Areia/PB.

     Andanças Culturais é um projeto que teve início em 2020 com o objetivo de conhecer personagens, patrimônios e os lugares de memória e história da cidade de Areia, na ocasião foram produzidos três roteiros que proporcionam experiências únicas aos leitores: roteiro arquitetônico, roteiro nossos museus e roteiro cultural todos eles voltados para a cidade de Areia.

     Este ano o projeto retoma suas atividades após aprovação no edital Nº07/2022 do Programa UFPB no seu Município, desta vez com foco nas publicações impressas da cidade de Areia.

     A ação de extensão será coordenada pelo bibliotecário Edilson Targino e faz parte do projeto de pesquisa Memória do Jornalismo da Paraíba, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (GECIMP). Esta ação de extensão contará com a participação da bibliotecária do CCA, Juccia Nathielle, atualmente em processo de doutoramento pelo PPGCI/UFPB, da professora Bernardina Freire de Oliveira, como consultora e coordenadora do Projeto de Pesquisa Memória do Jornalismo da PB, do professor Ivandro Batista de Queiroz, da arquiteta Natália da Silva Azevedo, Chefe do Escritório Técnico do IPHAN/Areia e da economista Nayara Santos Souza, discente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPB. 

     Além de discentes da UFPB que desejarem fazer parte do projeto. Neste sentido, para demonstrar interesse é preciso Acessar o SIGAA >> acessar o menu BOLSAS >> clicar em OPORTUNIDADE DE BOLSA >> Selecionar o TIPO de bolsa EXTENSÃO >> informar o nome do ORIENTADOR (Coordenador do projeto - Edilson Targino de Melo Filho) >> Clicar em BUSCAR >> Clicar no ícone PARTICIPAR DA SELEÇÃO DE BOLSA DE EXTENSÃO >> Preencher o formulário que se abriu, e clicar em REGISTRAR-SE COMO INTERESSADO.

     Está aberta 1 (uma) vaga para bolsista e 3 (três) para voluntários. As pessoas interessadas têm até o dia 13 de julho para registrar interesse no SIGAA. É necessário enviar a documentação (Cópia RG e CPF, Histórico escolar atualizado, Currículo Lattes e Carta Intenção) para o e-mail biblioteca@cca.ufpb.br com o título SELEÇÃO DE EXTENSÃO - ANDANÇAS CULTURAIS. Quem demonstrar interesse passará por uma entrevista no dia 15 de julho (sexta-feira), horário a definir, e o resultado final sai no dia 16 de julho.