Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Perguntas e respostas – Biossegurança
conteúdo

Perguntas e respostas – Biossegurança

por Ruben - CBI publicado 09/08/2022 21h10, última modificação 17/08/2022 13h01
Ambiente criado para esclarecer as principais dúvidas da comunidade universitária acerca de biossegurança

1) Quais os principais testes de Covid-19?

Os principais testes utilizados para detectar o COVID-19 são:

RT-PCR: é considerado o teste padrão ouro ou de referência no diagnóstico de Covid-19 porque identifica a presença do material genético do vírus em amostras colhidas no nariz ou garganta por meio de swab,  que é semelhante a um cotonete grande. Normalmente, é oferecido por laboratórios e unidades de saúde, seu resultado é disponibilizado, em média, em até 48 horas.

Antígeno (teste rápido): é indicado para pessoas com sintomas em locais com casos confirmados ou pessoas assintomáticas que tiveram contato com casos confirmados. É feito com o swab assim como o RT-PCR e , normalmente, o resultado está disponível em poucos minutos.

Autoteste: é um tipo de teste rápido em que a própria pessoa pode realizar e que tem como objetivo identificar a presença do antígeno do SARS-CoV-2, dando o resultando em cerca de 15 minutos e servindo como uma triagem e auxiliando no diagnóstico. É importante que o resultado seja avaliado por uma equipe médica, principalmente na presença de sinais e sintomas sugestivos de COVID-19.

2) Quando fazer o teste de Covid-19?

O momento em que se deve fazer o teste de COVID-19 varia de acordo com o tipo de teste que realizará:

RT- PCR: deve ser realizado entre o 3º e 7º dia após o surgimento dos sintomas;

Teste rápido: deve ser realizado em média, entre o 1º e 7º após o inicio dos sintomas.

3) Estou apresentando sintomas gripais, o que devo fazer?

Qualquer membro da comunidade acadêmica, seja docente, servidor técnico administrativo, discente ou apoiador de empresas terceirizadas, se estiver com dois ou mais sintomas sugestivos de covid-19 como: febre acima de 38º, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, dor no corpo, cansaço, perda de paladar, perda de olfato ou diarreia, pode realizar o agendamento on-line do exame RT-PCR através do preenchimento do formulário encontrado no sítio eletrônico (https://www.ufpb.br/biosseguranca/contents/paginas/formulario-de-atendimento-biosseguranca-ufpb). A equipe de triagem entrará em contato para confirmar a realização do exame, que é feito nas segundas, quartas ou sextas, ou procure atendimento médico de sua preferência. Caso seja servidor, solicite o atestado médico (O atestado médico deve conter identificação do servidor e do profissional emitente e seu registro no conselho de classe; o nome do agravo (CID), e o tempo provável de afastamento. Todos os dados devem estar de forma legível.) De posse do atestado médico, enviá-lo via aplicativo SOU GOV ou Portal SouGov.br; informando a sua chefia imediata o período de afastamento contido no atestado médico, conforme orientações do Oficio Circular 216/2022 PROGEP de 15 de julho de 2022. No caso de discentes informe ao seu orientador (no caso de alunos de iniciação científica ou pós-graduação) ou ao professor e ao coordenador de curso para alunos de graduação, pós-graduação e ensino técnico na UFPB. 

4) Tive contato com uma pessoa que testou positivo, o que devo fazer?

Considera-se contatante o indivíduo assintomático que esteve em contato com caso confirmado de Covid-19, entre 2 dias antes, e 10 dias após o início dos sinais ou sintomas, ou a data da coleta do exame de confirmação laboratorial. Recomenda-se que todo contatante de pessoas confirmadas com COVID-19 que esteja assintomático, utilize máscara por dez dias, contados a partir do último contato e procure realizar testagem em unidades de saúde de sua preferência. Ao aparecimento de sintomas, procure acompanhamento médico.

5) O que mais preciso saber ou recomendar?

  • Complete o ciclo vacinal e doses de reforço. Para mais informações procure a unidade de saúde mais próxima.

  • Use máscaras faciais (máscara cirúrgica ou máscara N95/PFF2); apesar da normativa atual flexibilizar o uso de máscaras, recomendamos que possam ser utilizadas por todos, principalmente em ambientes fechados e com pouca circulação de ar.

  • Para manter a eficácia da máscara cirúrgica, ela deve ser trocada a cada 3 ou 4 horas de uso, quando estiver úmida ou com sujeira aparente.

  • Lave constantemente as mãos, com água e sabão ou álcool a 70%;

  • Evite tocar a região dos olhos, boca e nariz;

  • Uso de garrafa ou copo individual para beber água. Evite o contato direto entre recipiente de água e bebedouro;

  • Não compartilhe objetos pessoais;

  • Priorize a ventilação natural nos ambientes, quando possível.

  • Padronização da comunicação visual na UFPB para auxiliar na sensibilização de todos quanto às medidas preventivas.

Ainda estou com dúvidas, o que devo fazer?

Você pode entrar em contato com a comissão de biossegurança de seu centro acadêmico ou enviar um e-mail para biossegurança@reitoria.ufpb.br.

 

Contamos com a conscientização e apoio de todos!!