Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança aplicativo pioneiro no Brasil e em língua portuguesa
conteúdo

Notícias

UFPB lança aplicativo pioneiro no Brasil e em língua portuguesa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do seu curso de Ciências Atuariais do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), lançou o aplicativo “AppCATU”, desenvolvido como parte de um projeto de extensão. Trata-se de uma ferramenta pioneira no Brasil e em língua portuguesa.
publicado: 17/05/2017 18h45, última modificação: 17/05/2017 18h45

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do seu curso de Ciências Atuariais do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), lançou o aplicativo “AppCATU”, desenvolvido como parte de um projeto de extensão. Trata-se de uma ferramenta pioneira no Brasil e em língua portuguesa. 

O aplicativo “AppCATU” foi idealizado pela professora mestra Sheila Sayuri Kataoka e pela aluna do curso de Ciências Atuariais, Maysa Francyelle de Souza, ambas da UFPB.

Criado para plataforma Android, o “AppCATU”, pode ser usado em celulares smartphones e tablets, foi idealizado, com o objetivo de ajudar na execução e compreensão de cálculos de anuidades aleatórias pode contribuir para ampliar o interesse e o aprendizado nas Ciências Atuariais. Pode ser utilizado por estudantes de Ciências Atuariais, por profissionais atuários e profissionais da área de seguros; sendo assim, a finalidade foi desenvolver uma ferramenta para ajudar os que desejam realizar cálculos atuariais, mais especificamente das Anuidades Aleatórias.

O aplicativo foi desenvolvido dentro do Projeto de Extensão UFPB PROBEX – 2016, intitulado “Aplicativo para Dispositivos Móveis como Ferramenta de Apoio na Construção do Conhecimento em Ciências Atuariais”.

Ressalta-se que até o lançamento, não foram encontrados aplicativos com conteúdo atuarial na língua portuguesa, sendo, portanto, a proposta desse projeto inovadora.

A inovação proposta nesse projeto vai além do desenvolvimento de um aplicativo no idioma nativo dos estudantes de Ciências Atuariais das diversas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. A ideia do “AppCATU” – Aplicativo em Ciências Atuariais é apresentar em um único aplicativo, uma calculadora virtual para cálculo de anuidades demonstrando não só o resultado do cálculo, como também uma interface gráfica para apresentação do respectivo fluxo de caixa; e, também, um jogo de questionário com perguntas de diversas áreas: seguros, previdência, direito, contabilidade, matemática financeira, matemática atuarial e finanças, com o objetivo de reforçar o conteúdo teórico e apresentar um caráter interdisciplinar ao aplicativo.

 O “AppCATU” está disponível para a plataforma Android, disponibilizado através da loja virtual Google Play Store. Segundo a professora Sheila Sayuri Kataoka, “existem no mundo outros aplicativos semelhantes, mas o ‘AppCATU’ é pioneiro no Brasil além de ter características que os outros não têm”.

 O curso de graduação em Ciências Atuariais do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Campus de João Pessoa, foi criado em 2011 pela UFPB.

 Ciência Atuarial

É uma ciência composta de técnicas específicas de expectativas e análise de riscos, sejam eles de vidas ou não vidas. Após meados da década de 90, a demanda por profissionais nessa área deixou de ser restrita ganhando espaço em bancos, governos e empresas, em geral, já que o atuário é o especialista em matemática superior capaz de modelar riscos, principalmente nos setores de contribuição previdenciária, planos de saúde, títulos de capitalização (Vida), seguros de veículos e imóveis (Não vida) entre outros produtos financeiros.

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias