Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro de Educação comemora Dia Nacional do Cigano

Centro de Educação comemora Dia Nacional do Cigano

publicado: 24/05/2020 08h52, última modificação: 24/05/2020 09h00

O Centro de Educação, por meio da Assessoria de Extensão, divulga vídeo elaborado por projeto de extensão "A Formação Docente na Ótica da Diversidade: a Escolarização de Ciganos como Construção de Cidadania", coordenado pela Prof. JANINE MARTA COELHO RODRIGUES, em comemoração ao Dia Nacional dos Ciganos.

O projeto visitou comunidades de Sousa, Mamanguape, Patos e Itapororoca e realizou atividades de extensão, em parceria com a Universidade de Salamanca, da Espanha. Segundo lembra a Prof. Janine, "se desmancha o preconceito com a valorização deles. Compartilhe... é uma linda cultura , outra forma de ver o mundo com tantas dificuldades sem perder a com alegria".

A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1.315/2016, que dispõe sobre a elaboração do “Plano Nacional de Políticas para os Povos Ciganos – PNP/Ciganos”. Acesse o documento aqui

Segundo a SEPPIR, no Brasil, o primeiro registro oficial da chegada de ciganos data de 1574: um decreto do governo português que deportava o cigano João Torres e sua esposa Angelina para terras brasileiras por cinco anos. Há as presenças de, pelo menos, três etnias ciganas no país: Calon, Rom e Sinti. Cada uma delas tem línguas, culturas e costumes próprios.

Em 24 de maio é festejada a data de Santa Sara Kali, padroeira dos roma (ciganos).