Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > AExt participa de reunião com PRG e PRPG no projeto Encontro de Saberes

AExt participa de reunião com PRG e PRPG no projeto Encontro de Saberes

publicado: 30/11/2019 12h18, última modificação: 30/11/2019 12h21

A Assessoria de Extensão do Centro de Educação participou, na última terça (26/11/19), de reunião com a Pró-Reitora de Graduação da UFPB, Ariane Norma de Menezes Sá, e a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Maria Luíza Alencar, pelo projeto Encontro de Saberes. O projeto tem como propósito a inclusão de saberes tradicionais na estrutura curricular dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPB.

O encontro contou com a participação do Prof. Dr. José Jorge de Carvalho (UnB), coordenador do projeto Encontro de Saberes no âmbito da UnB, e também  idealizador da política de ações afirmativas naquela instituição de ensino superior, que realizou palestra com o tema .

A primeira versão do Encontro de Saberes foi realizada na Universidade de Brasília em agosto de 2010, com o apoio do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação coordenado pelo professor José Jorge de Carvalho (UNB). Em 2012, o projeto foi implementado na Pontifícia Universidad Javeriana, na Colômbia, e em 2014 expandiu-se para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A partir de 2016 as seguintes universidades abrigam o projeto: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

A proposta consiste em ofertar disciplinas, como componentes curriculares, a serem ministradas por mestres dos saberes populares e destacados detentores de conhecimentos tradicionais. Parte-se da premissa de que se abrindo à colaboração das inúmeras manifestações do conhecimento popular, sejam formas de expressão, ofícios tradicionais, celebrações ou outros modos de fazer e viver, a universidade reconhece que não é proprietária de um saber pronto e acabado, que vai ser oferecido à sociedade, mas, ao contrário, exatamente porque participa dessa sociedade, se posiciona sensível a seus problemas e apelos e, interagindo com a comunidade que lhe cerca, com ela dialoga e dela retira a matéria-prima do conhecimento que produz.

No âmbito da UFPB, o Encontro de Saberes é um projeto idealizado por professores, pertencentes a diversos campos do conhecimento, e se insere na perspectiva da aproximação entre os diversos modos de ver o mundo, partindo do reconhecimento da importância dos saberes populares e tradicionais e da relevância social e científica de oportunidades de trocas dialógicas, tanto para o universo acadêmico, como para os detentores dos conhecimentos populares.

Equipe: Equipe: Alice Lumi – Departamento de Música; Ana Valéria Ramos Vicente – Departamento de Artes Cênicas/ Grupo de Pesquisa Cosmover; Carolina Laranjeiras - Departamento de Artes Cênicas/ Grupo de Pesquisa Cosmover; Dilaine Sampaio – Departamento de Ciências das Religiões; Elio Flores – Departamento de Antropologia; Estevão Palitot - Departamento de Antropologia/Rio Tinto; Eurides Santos - Departamento de Música; Fabiane Nagabe - Departamento de Turismo e Hotelaria; Lara Amorim - Departamento de Antropologia; Osvaldo Gianini - Departamento de Antropologia/Rio Tinto; e Pablo Honorato – Assessoria de Extensão do Centro de Educação.