Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > História do curso

História do curso

por engamb publicado 25/04/2018 15h11, última modificação 26/06/2018 14h16

Visando atender a demanda nacional de engenheiros ambientais, foi criado pela Resolução 28/2008 do CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB) de 20 de junho de 2008, o curso de graduação em Engenharia Ambiental (bacharelado) da UFPB Campus I (João Pessoa). O curso foi reconhecido pelo MEC no ano de 2003 e atualmente possui conceito 3.

O curso de Engenharia Ambiental tem como objetivo formar engenheiros ambientais, com formação crítica, criativa e reflexiva, capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Com uma carga horária mínima de 3945 horas e 80 vagas anuais, as disciplinas do curso de Engenharia Ambiental buscam uma fornecer uma formação multidisciplinar aos alunos, que aprendem conceitos importantes das áreas de química, ecologia, cálculo, física, hidrologia, saneamento e outras.

No ano de 2018 foi criado o PROAMBI, projeto de extensão formado por alunos do curso, que busca a melhoria da percepção do profissional Engenheiro Ambiental interna e externamente à universidade e contribuir para o avanço de forma contínua e permanente na gestão do curso e na qualidade do ensino no curso de Engenharia Ambiental da UFPB. A proposta deste programa versa sobre quatro pilares, cada qual estruturado em um sub-projeto:

Ambientando: melhoria da compreensão do entendimento da Engenharia Ambiental, interna e externamente à UFPB;

-AJA (Aluno Ajuda Aluno): promoção de treinamentos e valorização de conhecimentos de alunos para alunos do curso de Engenharia Ambiental;

- Curta Ambiental: disseminação de conhecimentos atualizados e aprofundados na Engenharia Ambiental;

- Fluxo Ambiental: monitoramento, acompanhamento e análise do fluxo de alunos no curso.

Tais sub-projetos em conjunto procuram atender à necessidade de ações para: consolidar o entendimento das áreas de atuação profissional; melhorar a compreensão da estrutura e funcionamento do próprio curso e o fortalecimento de conexões acadêmicas e profissionais entre os alunos. Espera-se melhorar a motivação dos alunos com o curso e consequentemente incrementar sua formação acadêmico-profissional, atrair futuros alunos com maior identidade com o curso e a profissão e contribuir para redução de evasão e retenção no curso.

O curso de Engenharia Ambiental da UFPB já formou 10 turmas, encaminhando um total de 106 engenheiros ambientais para o mercado de trabalho.