Você está aqui: Página Inicial

Apresentação

Acreditamos que o exercício continuado e voluntário (não obrigatório) do jogo do xadrez na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), contribua para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos participantes do projeto e seja possível formar replicadores para que em futuras edições sejam inclusos os alunos de escolas públicas de João Pessoa-PB. Este foi um projeto que os avaliadores e demais participantes da apresentação em formato de tertúlia 2017 manifestaram interesse em participar e divulgar nos respectivos departamentos.

Últimas notícias

28/08/2018

Campeonato de xadrez

Tabela do campeonato

10/08/2018

Campeonato de Xadrez

Interessados deverão enviar e-mail para "xadrez@cbiotec.ufppb.br" até o dia 16/08. Partidas ocorrerão os dias 20/08 e 31/08 no hall do CBiotec. Veja mais detalhes.

07/08/2018

Em paralelo às aulas teóricas estão ocorrendo as aulas práticas

Sendo que muitas aulas estão sendo realizadas no hall de entrada do CBiotec.

22/04/2018

Entrevista para a TV UFPB

Divulgação das aulas de xadrez

10/04/2018

Primeira aula de xadrez

A primeira aula de xadrez do projeto ocorreu na segunda-feira dia 09/04/2018 às 16h na sala 03 do Centro de Biotecnologia (CBiotec)

Xadrez

O jogo do xadrez surgiu na Índia por volta do século VI d.C. e sofreu diversas modificações até chegar no formato e regras contemporâneas. O jogo de xadrez exige que os jogadores exercitem habilidades como concentração, raciocínio lógico, estratégia e memorização. Por não ser um jogo individual também exercita habilidades socioafetivas, podendo aumentar a autoestima e autoconfiança dos jogadores.

Benefícios

Na literatura são relatados vários benefícios obtidos pelos praticantes do jogo do xadrez. Dentre estes benefícios destacamos o aumento do foco do jogador, consequentemente melhorando sua capacidade para resolver problemas, bem como, a melhora da memória auditiva dos praticantes influenciada pelo jogo a longo prazo

Aplicações

Dada a extensão dos benefícios associados ao xadrez, muitos projetos foram desenvolvidos para divulgar a prática do jogo em ambientes escolares, sendo esses, todavia, voltados geralmente para um público mais jovem. Muitas pesquisas procuram investigar a relação do xadrez com o desenvolvimento da inteligência e habilidades cognitivas. Sendo que as aplicações de interesse são voltadas mais para o aumento do rendimento escolar de alunos e a possibilidade de utilização no ensino da matemática e raciocínio lógico.

Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Campus I - Cidade Universitária - João Pessoa - PB - Brasil 
CEP: 58051-900