Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CE recebe pelo Programa de Mobilidade Acadêmica estudantes do Pará

CE recebe pelo Programa de Mobilidade Acadêmica estudantes do Pará

Programa de Mobilidade Acadêmica recebe estudantes de universidade do Pará

error while rendering plone.belowcontenttitle.documentbyline

O Núcleo de Educação Emocional do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (NEEMOC/CE/UFPB) está recebendo, através do Programa de Mobilidade Acadêmica Externa Temporária, três graduandas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O Programa é gerenciado pela Coordenação de Projetos Educacionais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) e visa possibilitar aos graduandos da UFOPA através da mobilidade acadêmica nacional, a  realização de ações acadêmicas prioritárias do ensino integrado com pesquisa e extensão em outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais. Amplia o acesso e o aprofundamento teórico-metodológico por parte dos graduandos ao conhecimento em diversas áreas temáticas

A UFOPA, interessada em ampliar o conhecimento sobre metodologias inovadoras, decidiu investir em projetos na área das competências socioemocionais. De acordo com a professora Maria de Fátima Lima, da UFOPA, “a universidade tem o compromisso com a formação docente e o NEEMOC oferece um saber específico sobre competências socioemocionais que é fundamental, inclusive pelos desafios colocados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.

O NEEMOC é um espaço dedicado ao desenvolvimento teórico e metodológico da Educação Emocional. Para tanto, visa estabelecer parcerias com instituições que tenham como objetivo a promoção do bem viver e a cultura de paz. As atividades do NEEMOC consideram como eixos norteadores o desenvolvimento da consciência emocional (próprias e dos demais), a aprendizagem do manejo das emoções, a compreensão das causas e consequências das emoções para o bem-estar subjetivo e para a saúde. Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Emocional, professora Elisa Gonsalves, o intercâmbio “é o reconhecimento do trabalho inovador feito pelo NEEMOC e isso só aumenta o nosso compromisso”.

As alunas do Curso de Pedagogia, Alana Oriente da Silva, Luciana Maria Guedes dos Santos e Mariana Pinheiro Ferreira desenvolverão um plano de trabalho que contempla o acompanhamento de atividades de Ensino, Pesquisa e de Extensão que possam contribuir com sua formação acadêmica e com o desenvolvimento de competências socioemocionais participando das atividades do Núcleo de Educação Emocional.  A professora Marilene Salgueiro, vice-coordenadora do NEEMOC é responsável pelo acompanhamento desta atividade de intercâmbio e afirma que “receber estudantes de outras instituições e de outras regiões do país é de grande importância para  o Núcleo de Educação Emocional, bem como para o Centro de Educação e para a UFPB  possibilitando a socialização das ações realizadas pelo NEEMOC e contribuindo com a ampliação da formação das estudantes intercambistas”.