Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Workshop mostra avanços de Microbiomas na Agropecuária

Workshop mostra avanços de Microbiomas na Agropecuária

error while rendering plone.belowcontenttitle.documentbyline
Workshop sobre microbianas

Acontece no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), Campus II em Areia, de 27 a 29 deste mês, o workshop “Revolução Microbiana: Avanços dos Estudos de Microbioma na Agropecuária”. As atividades serão desenvolvidas no prédio central do CCA.

Nesse workshop serão abordados temas relevantes para o entendimento de microbiomas vegetais e animais, inclusive aspectos práticos de metodologia analítica e interpretação de dados de sistemas microbianos complexos.

O objetivo desse workshop é introduzir o tema aos jovens estudantes e possibilitar, simultaneamente, o aprofundamento de conhecimentos sobre microbiomas e bioinformática aplicada à análise de dados gerados por sequenciamento de alto rendimento (NGS), através de treinamento prático e estabelecimento de redes de colaboração.

Microbiomas

Os micro-organismos desempenham papel extremamente relevante na agropecuária, regulando funções essenciais para o crescimento de plantas e animais. O conjunto de micro-organismos (bactérias, árqueas, fungos, protozoários e viroses) que vivem associados às plantas ou animais é denominado microbioma. A compreensão da organização e funcionamento de microbiomas é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias para aumento da produção vegetal e animal, de forma mais eficiente e sustentável, mais compatíveis com os desafios globais de segurança alimentar, mudanças climáticas e limitações de recursos. É a nova revolução na produção de alimentos.

“Revolução Microbiana: Avanços dos Estudos de Microbioma na Agropecuária” tem o apoio do CCA, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Mais informações pelo correio eletrônico: workshopmicrobioma@gmail.com; ou no link.