Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Programação - Novos

Programação - Novos

por mateus publicado 30/05/2016 12h16, última modificação 24/10/2016 12h56

03- programação URBICENTROS FINALíssima.jpg

PROGRAMAÇÃO RODAS DE COMUNICAÇÕES

Baixe em PDF nos Downloads

 Programação URBC.jpg

PERÍODO DA MANHÃ

# Palestras e Debates

Convidados internacionais e nacionais, irão abordar, a cada dia, um dos eixos temáticos propostos para o evento. Essas apresentações serão seguidas das mesas Redondas, em que será aprofundado e fomentado o diálogo entre os diferentes atores sociais e as instituições públicas envolvidas, fornecendo o arcabouço teórico que servirá de suporte às ações programadas para o período da tarde.

Durante o URBICENTROS V também serão programados lançamentos de livros.

PERIODO DA TARDE

# Rodas de Comunicações

As tardes dos três primeiros serão dedicadas à apresentação dos artigos aprovados, subdivididos por eixo temático. O nome escolhido para essa atividade, Rodas de Comunicações, remete ao caráter informal que se deseja imprimir ao evento. Cada tarde haverá três Rodas acontecendo em paralelo, uma para cada eixo temático, totalizando nove Rodas de Comunicações ao longo das três primeiras tardes do evento. Para cada Roda serão selecionados quinze artigos, dos quais cinco serão indicados para apresentação oral do trabalho, enquanto dez serão convidados a participar do debate.

As exposições orais terão duração de dez minutos cada, totalizando uma hora de apresentação.

ÚLTIMO DIA DO EVENTO - MANHÃ E TARDE

# Oficinas

Os participantes são convidados a se debruçarem sobre as problemáticas e as potencialidades do centro histórico de João Pessoa e, dessa experiência, produzir narrativas inspiradoras que permitam estabelecer pontos de referência a partir dos quais extrair idéias, conceitos e sugestões sobre o rico conjunto de questões propostas pelos eixos temáticos. Essa apreensão se dará a partir da observação e registro das diferentes ações que se estabelecem no espaço urbano, como abrigo, mobilidade, trabalho, lazer, ócio e violência.

Os resultados das Oficinas serão sintetizados e organizados, pelos integrantes de cada grupo, para poderem ser apresentados em projeção durante o Sarau de Encerramento, que terá lugar no Largo do Quem Quem, Porto do Capim na noite do último dia do evento. Deles poderão resultar ações propositivas (como cartas abertas, manifestos, moções e encaminhamentos), como também peças midiáticas (como performances, projeções, instalações) que, em seu conjunto, constituirão uma reflexão teórica sobre o centro histórico da cidade, a serem compartilhadas entre todos os participantes do evento.

 PERIODO DA NOITE

# Saraus Culturais

Para manter a tradição das versões anteriores, nos períodos da noite do URBICENTROS V terão lugar os Saraus Culturais que pretendem complementar, com um espírito descontraído, as discussões propostas pelo evento.

Poderão ser submetidas trabalhos no formato de vídeos, fotografias, performances, encenações, intervenções e apresentações teatrais, de musica e de dança, que impliquem na miscigenação dos saberes e das culturas. 

As contribuições selecionadas serão apresentadas em telões e pequenos palcos improvisados, instalados em lugares da cidade especialmente significativos para os temas tratados, constituindo o pano de fundo desses momentos dedicados ao encontro e à troca de experiências.

Como palcos dessas celebrações foram escolhidos os seguintes pontos da cidade: Praça Antenor Navarro, Largo São Frei Pedro Gonçalves, Praça XV de novembro e Largo do Quem Quem, todos eles situados no bairro do Varadouro, centro histórico de João Pessoa, nas imediações do Porto do Capim.