Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB vai oferecer novo curso de Pós-Graduação em Gestão e Inovação de Bens e Serviços
conteúdo

Notícias

UFPB vai oferecer novo curso de Pós-Graduação em Gestão e Inovação de Bens e Serviços

publicado: 12/10/2021 11h47, última modificação: 12/10/2021 11h47
Especialização vai ser aplicada na modalidade a distância

Foto: Oriel Farias

Um novo curso de Pós-Graduação vai passar a integrar a grade curricular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Curso de Especialização em Gestão e Inovação de Bens e Serviços (CEGIBS) foi aprovado no último dia 28 de setembro pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e está previsto para ser iniciado em 2022. 

Aplicado dentro da modalidade de Ensino a Distância (EaD), o curso será ministrado sob a responsabilidade do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA). O curso, que dispõe de uma carga horária total de 360 horas, será gratuito e oferecerá 30 vagas. 

O objetivo da especialização é capacitar profissionais no desenvolvimento de atitudes empreendedoras na perspectiva da inovação de bens e serviços, incluindo as melhores práticas de desenvolvimento de projetos, inovação e gestão de modo a fortalecer as organizações públicas e privadas, além de organizações sociais sem fins lucrativos. 

Formada em fevereiro de 2020, a Comissão do projeto inicial do curso é constituída pelos professores José Mancinelli, Jairo de Pontes Gomes, Emiliano Rostand e Patrícia Amarante. A criação do projeto foi pautada no atendimento às diretrizes que prezam pelo desenvolvimento regional. 

Segundo o coordenador do curso, Prof José Mancinelli, o CEGIBS nasceu da necessidade do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas de responder à demandas da região de Bananeiras, no Campus III da UFPB. 

O Prof. José pontuou os resultados esperados para a oferta da especialização. “A expectativa é de avançar no estudo da inovação e gestão, na perspectiva da ciência, tecnologia e inovação. Com o curso, procura-se afirmar que as dimensões da inovação estão ligadas às características das pessoas e grupos, bem como ao meio social no qual estão inseridos”, explicou. 

No momento, a Comissão aguarda a publicação das portarias de Coordenação de Curso, Colegiado e Comissão de Seleção. Mais informações estão disponíveis na íntegra da Resolução publicada pelo Consepe.

***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia