Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza seminário internacional sobre energia eólica e a financeirização da terra
conteúdo

Notícias

UFPB realiza seminário internacional sobre energia eólica e a financeirização da terra

publicado: 08/10/2021 18h36, última modificação: 08/10/2021 18h39
Evento acontece nos dias 25 e 26 de outubro, das 9h às 17h, no formato online

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, nos dias 25 e 26 de outubro, das 9h às 17h, o Seminário Internacional "A energia eólica e a financeirização da terra”. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Departamento de Economia da Universidad de Oviedo/Espanha. Os encontros ocorrerão pela plataforma Google Meet. 

Os interessados deverão se inscrever, gratuitamente, pelo sistema Integrado de Gestão de Eventos – SIGEventos da UFPB. As vagas são limitadas. 

O seminário faz parte das atividades de pesquisa financiadas pelo Edital de Produtividade – Chamada Interna Produtividade em Pesquisa (PROPESQ/PRPG/UFPB Nº 03/2020).

O seminário é decorrente das atividades de pesquisa e de extensão do projeto Dom Quixote e vai abordar as mudanças na expansão das energias renováveis no semiárido, sua relação com a financeirização da terra e os conflitos e litígios territoriais impostos às comunidades campesinas. Segundo os organizadores do evento, serão examinados os problemas da instalação dos parques eólicos no semiárido com o processo de despossessão de terras dos agricultores, particularmente em relação aos contratos de arrendamento, renda da terra, regularização fundiária e impactos sociais e ambientais da energia eólica.   

Na ocasião, haverá a apresentação do projeto de pesquisa e de extensão Dom Quixote, composto pelo Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade-NPD/CCJ/UFPB, pelo Núcleo de Estudos Educação, Sociedade e Meio ambiente-NESMA/DECISO/UFRPE e por pesquisadores de outras instituições.

O seminário conta ainda com a participação de representantes da Universidad de Vigo, do Observatório Eólico da Galicia, da Universid Autônoma de México, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal de Pernambuco e do Instituto Federal de São Paulo.

A abertura será realizada pela Diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Profa. Anne Augusta, e o encerramento será realizado pela Profa. Mariana Traldi, do Instituto Federal de São Paulo.

A programação completa está disponível no SIGEventos da UFPB. Mais informações podem ser obtidas neste link ou pelo e-mail projetodomquixote.eolica@gmail.com ou pelo perfil @domquixote.projeto do instagram do projeto. 

***

Ascom UFPB com informações do CCJ