Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa do lançamento de núcleo de capacitação em exportação para micro e pequenas empresas
conteúdo

Notícias

UFPB participa do lançamento de núcleo de capacitação em exportação para micro e pequenas empresas

publicado: 02/12/2021 10h47, última modificação: 02/12/2021 10h47
PEIEX é uma iniciativa da Apex-Brasil; evento acontecerá de forma presencial, às 9h, no auditório do Sebrae-PB

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participa, nesta sexta-feira (3), do lançamento do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no estado da Paraíba. O evento acontecerá de forma presencial, às 9h, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), em João Pessoa. A programação será formada por mesas redondas, exposições e palestras sobre empreendedorismo.

O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que, na Paraíba, mantém parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq). Buscando preparar empresas para começar a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, o Programa é orientado por profissionais especialistas em comércio exterior.

A UFPB vai ser representada pelo Prof. Sandro Marden, presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional, que aceitou o convite para compor o Comitê Consultivo desta edição do PEIEX no Estado. Também vai participar do evento a Profa. Márcia Paixão, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), coordenadora do Núcleo Operacional do PEIEX e do Projeto de Extensão Probex COMEX UFPB, que está envolvido na iniciativa.

De acordo com a Profa. Márcia, a metodologia PEIEX prevê o estabelecimento de parcerias com instituições locais, visando ampliar a cobertura de necessidades no processo de preparação estratégica e operacional para exportar.

O Programa está há menos de cinco meses em execução e já celebramos um quarto de cumprimento da meta de atendimento de empresas. Neste momento, contamos com 25 empresas captadas, resultado do amplo alcance da Fapesq-PB no apoio ao desenvolvimento de soluções em tecnologia e inovação para diversos setores produtivos paraibanos, de relações institucionais previamente desenvolvidas no âmbito do Probex COMEX UFPB e da atuação da equipe técnica do PEIEX”, destacou a professora.

Executado desde 12 de julho de 2021, a meta do programa é atender 100 empresas paraibanas até julho de 2023. Em sua realização, os empresários são atendidos por técnicos especialistas em comércio exterior que implementam um plano de trabalho previsto na metodologia PEIEX.

As palestras ministradas na solenidade vão abordar a importância da inteligência de mercado para a qualificação empresarial, ações de promoção comercial e redes de contato e apoio local como impulsionadores da exportação. A programação ainda conta com uma exposição com 15 produtores de cachaça da Paraíba de potencial exportador.

A UFPB ganha relevância nesse contexto porque, ao apoiar a iniciativa, contribui para o crescimento e o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, da economia estadual. A Universidade também amplia a geração de oportunidades para a criação de novos postos de trabalho e absorção da mão de obra qualificada que coloca no mercado”, afirmou a Profa. Márcia.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia