Notícias
UFPB oferta 40 bolsas a estudantes da saúde para atuação no PET Saúde: Gestão e Assistência
O Projeto PET Saúde: Gestão e Assistência, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), publicou um edital para contratação temporária de estudantes da UFPB para colaborar como bolsista ou voluntário no projeto.
As inscrições ocorrem entre os dias 02 e 04 de agosto, por meio de preenchimento de formulário eletrônico e posterior envio da inscrição realizada para o e-mail: ufpbpetsaude@gmail.com.
A contratação será pelo período de um ano para atuação em cinco grupos tutoriais nas áreas de Gestão e Assistência em iniciativas de atenção à saúde, de gestão em saúde, e de educação em saúde voltadas para a pandemia da Covid-19, nos três níveis de atenção à saúde.
São 40 vagas para bolsistas, sendo quatro para cada uma das graduações de Serviço Social, Terapia Ocupacional, Odontologia, Fonoaudiologia, Farmácia, Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Medicina. Além dos bolsistas, serão ainda selecionados 20 estudantes voluntários.
O objetivo do projeto é favorecer mudanças na formação em saúde, e nas práticas de gestão e assistência à saúde em João Pessoa, de forma que fortaleçam a integração ensino-serviço-comunidade.
De acordo com a Profa. Simone Bezerra Alves, do Departamento de Fisioterapia da UFPB e Coordenadora do PET Saúde: Gestão e Assistência, o projeto visa fortalecer a integração com a comunidade, facilitando e melhorando as práticas de saúde de uma de uma maneira geral e, principalmente, no período de diminuição do agravamento da pandemia da Covid-19.
“Então o projeto visa qualificar melhor os nossos estudantes para o trabalho interprofissional tendo como foco o usuário, sua família e a comunidade, bem como também qualificar melhor os atores da saúde pública, que são os profissionais de saúde da gestão e da assistência à saúde, atuando na gestão de maneira a favorecer melhores práticas, de trabalho colaborativo em saúde”, disse Simone Alves.
O valor da bolsa para estudantes do PET-Saúde: Gestão e Assistência será de R$ 400 mensais, com uma carga horária mínima de 8 horas semanais. As bolsas serão financiadas com recursos da programação orçamentária do Ministério da Saúde.
Os estudantes selecionados poderão atuar em um dos três grupos tutoriais (GT) da área de gestão que inclui temas como Avaliação e Monitoramento em Saúde; Gestão do Trabalho e Ensino na Saúde; e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde. Ou em um dos 02 grupos tutoriais da área de assistência que trabalhará temas como vigilância e promoção da saúde, saúde mental, atenção ambulatorial especializada e hospitalar do SUS, dentre outros.
De acordo com a coordenadora do projeto, os GTs de Assistência são voltados para a atenção primária, secundária e terciária; para esses GTS podem se inscrever estudantes nos dois últimos anos de curso.
“Nesses GTs, a ideia é levar os estudantes para prática dos serviços hospitalares, eles vão trabalhar na questão de reabilitação e promoção de saúde pós-Covid. Em todos os GTS a gente oferece uma experiência para que o estudante entenda também como funciona a gestão da saúde, algo raro dentro de uma universidade essa experiência de saber como é que funcionam as clínicas de saúde, como funcionam os bastidores para que o profissional de saúde esteja lá na ponta, atuando”, disse a Profa Simone Alves.
Mais informações sobre requisitos e atribuições dos bolsistas podem ser consultadas no edital.
Reportagem: Elidiane Poquiviqui