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Professoras da UFPB lançam guia gratuito sobre como dar aulas on-line

Material dá dicas para adaptar aprendizagem e produzir conteúdo digital
publicado: 15/06/2020 19h39, última modificação: 15/06/2020 19h39
Mural virtual, webfólio, escrita coletiva, carta visual, livro digital, stop motion, júri simulado, webgincana e jogos digitais são algumas técnicas indicadas. Crédito: Reprodução/GEPETIC/UFPB

Mural virtual, webfólio, escrita coletiva, carta visual, livro digital, stop motion, júri simulado, webgincana e jogos digitais são algumas técnicas indicadas. Crédito: Reprodução/GEPETIC/UFPB

Professoras do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus III,  em Bananeiras, desenvolveram guia sobre o uso de recursos tecnológicos para docentes da Educação Básica e do Ensino Superior.

As ações descritas no material vão desde adaptações de técnicas de ensino até práticas de produção de conteúdo, como mural virtual, webfólio, escrita coletiva, carta visual, livro digital e stop motion.

Outras atividades sugeridas pelo material da UFPB buscam, com as metodologias ativas de ensino, interatividade e engajamento dos estudantes, ao direcionar os professores  para os mecanismos de recursos eletrônicos a exemplo de júri simulado, webgincana e jogos digitais. 

De acordo com uma das organizadoras do guia, a professora Vivian Andrade, a iniciativa foi produzida como material didático para o componente curricular de Educação e Novas Tecnologias, do curso de Pedagogia, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus de Bananeiras. 

“Era proposta deste período suplementar (na UFPB) que os docentes produzissem materiais didáticos para suas aulas. O guia é fruto de informações coletadas no âmbito dos projetos desenvolvidos pelas professoras autoras, que, em seus grupos de pesquisa, têm trabalhado as tecnologias como recursos didáticos”, explica. 

A pesquisadora da UFPB conta que o material foi desenvolvido a partir de práticas pedagógicas que têm o intuito de levar estudantes e professores “a fazerem e a pensarem no que fazer no ambiente de aprendizagem digital”. Nesse sentido, há um conjunto de métodos de ensino e aprendizagem para auxiliá-los.   

“Após desenvolvê-lo, queríamos que o guia auxiliasse os demais professores do campus em suas aulas remotas. Foi assim que divulgamos. Temos o laboratório de informática do curso de Pedagogia do CCHSA e os conteúdos advêm das nossas aulas sobre as temáticas, disponíveis em textos que utilizamos para amparar nossa escrita”, destaca Vivian. 

Para a professora da UFPB, em tempos de pandemia de Covid-19, os ambientes virtuais de aprendizagem ocupam lugar de importância e o guia da instituição possui conteúdos com opções de tarefas para estudos dirigidos, fóruns e suportes de postagem de videoaulas, imagens, textos e links de materiais externos. 

“As redes sociais digitais podem contribuir em atividades de ensino e aprendizagem. Análises críticas de postagens, imagens, charges, memes, cartuns e vídeos alteram os hábitos de consumo de informações apenas com o “curtir” e o “compartilhar”. Além disso, são interessantes espaços de publicação de conteúdos”, pontua a professora. 

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Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB