Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB obtêm segundo lugar em premiação nacional de economia bancária

publicado: 13/04/2021 17h44, última modificação: 13/04/2021 21h41
Estudo analisou como o setor bancário reage a um aumento de incerteza econômica

Foto: Angélica Gouveia

Dois pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), obtiveram o segundo lugar no Prêmio Febraban de Economia Bancária (2020), promovido pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

O artigo “Como o setor bancário reage a um aumento de incerteza econômica?” foi premiado com R$ 10 mil na categoria A (Dissertações, Teses e Artigos Acadêmicos). São autores do trabalho o professor Cássio Besarria e o doutorando Diego Pitta.

De acordo com o professor Cássio Besarria, que é coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da UFPB, o trabalho buscou mostrar como a taxa de inadimplência, provisão para devedores duvidosos e a taxa de reserva compulsória das instituições financeiras ajudam a compreender o porquê de as taxas de juros e o spread bancário no Brasil serem tão elevados. Spread bancário é a diferença entre os juros que o banco te paga para captar os recursos e os juros que esse mesmo banco cobra para te emprestar dinheiro.

“A principal contribuição de nosso estudo é modelar os canais que ajudam a explicar o comportamento da taxa de juros no Brasil. Os bancos tendem a aumentar a taxa de juros em momentos em que há aumento na taxa de inadimplência”, destacou o professor.

Para Diego Pitta, doutorando do PPGE, as variáveis bancárias, como os juros e spreads são bastante sensíveis aos choques de incerteza e choques de política monetária. “Concluímos que a taxa de inadimplência é o principal fator que torna o spread bancário elevado no Brasil. Portanto, os gestores de políticas devem se concentrar em medidas que visem reduzir esse componente”, enfatizou o pesquisador.

Criado em 2009, o prêmio tem como objetivo incentivar o debate e a pesquisa acadêmica sobre temas relacionados ao mercado financeiro e à economia bancária. No Brasil, ela é a principal premiação na área.

Além da categoria A, esta 13ª edição contemplou a categoria B (Monografias de Graduação) e categoria C (Categoria Especial).

Diego Pitta ainda relatou que a premiação foi muito importante, pois concorreram com os principais centros do país, como a Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

“Mostramos que a UFPB pode produzir produtos e estudos com a mesma qualidade dos principais centros do Brasil. Além disso, podemos mostrar para os alunos que se trabalharmos e produzirmos com qualidade, é possível competir de igual para igual com o resto do país”, concluiu.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins